Indicadores de gestão do Prodev são apresentados no Fórum Consad & Conseplan

Indicadores de gestão do Prodev são apresentados
no Fórum Consad & Conseplan

Programa estimula a gestão por resultados nos estados

A base de dados do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Gestão para Resultados (Prodev) foi apresentada aos secretários de estado da Administração e do Planejamento nesta sexta-feira (7/12), durante o Fórum Consad & Conseplan, evento que acontece em Belo Horizonte (MG). O projeto visa disponibilizar sistema de indicadores de gestão para governos estaduais e Distrito Federal. As informações foram apresentadas pela diretora do Centro de Estudos em Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro, Juliana Chiari.

Dividido em dois módulos, o Prodev deve contribuir para o fortalecimento da gestão por resultados, por meio de indicadores referenciais de setores públicos selecionados, para ser empregado na análise da atuação governamental. A formação do banco de dados contou com a participação de 20 estados.

“Esse é um processo de aprendizado para compartilhar informações”, destacou Juliana. O levantamento de informações, que totalizou 600 horas de trabalho, foi realizado no período de 15 de agosto a 30 de novembro de 2012 . Nesse período, notou-se o fortalecimento do processo de disseminação da cultura de gestão por resultados e a formação de fóruns de discussão entre os estados participantes. Entre os pontos que merecem aprimoramento, a diretora apontou a necessidade de uma análise prévia das informações fornecidas pelos estados e a formação de uma equipe multidisciplinar.

Indicadores nas áreas de administração pública, educação, saúde e segurança pública foram compilados e disponibilizados aos secretários, para que possam avaliar e comparar seus desempenhos nessas áreas. Espera-se que o banco de dados gere subsídios para a elaboração de políticas públicas mais eficazes.