Salvador sediará fórum que vai reunir secretários da administração de 26 estados e do Distrito Federal

A capital baiana vai sediar, nos dias 18 e 19 deste mês, o Consad Express e o 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), realizado no Hotel Deville, em Itapuã. Os eventos vão reunir cerca de 400 servidores públicos de todo o país, incluindo os secretários de administração dos 26 estados e do Distrito Federal. Durante dois dias, os participantes poderão participar de palestras, painéis e grupos de trabalho temáticos para debater o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil, conhecer soluções inovadoras para a administração dos estados, além de trocar experiências.

O Consad Express e Fórum de Secretários são iniciativas do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração, que promovem encontros periódicos, com foco no desenvolvimento de modelos de gestão pública com foco em resultados e voltados para o bom atendimento ao cidadão. Nesta edição, os eventos serão realizados em parceria com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), que é anfitriã de 2024.

O Secretario da Administração, Edelvino Góes, falou sobre a importância da troca de experiência promovida pelo Consad. “O Governo da Bahia participa dos eventos do Consad, como expositor, levando suas experiências exitosas na gestão do estado, mas também como espectador, aprendendo políticas inovadoras desenvolvidas em outros estados. Quem ganha com essa transferência de informação e tecnologia é o cidadão”, explicou Góes.

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília (Distrito Federal), criada em novembro de 2000, que reúne representantes de todos os estados brasileiros e do DF.

Palestras – A abertura do Consad Express contará com apresentações do secretário de Avaliação e Políticas Públicas do Ministério do Planejamento- Sérgio Firpo; do secretário de Segurança Pública da Bahia – Marcelo Werner; além Publisher da Revista Glocal Insights – Eduardo Diogo.

Ainda no primeiro dia do Consad Express, os participantes poderão assistir a quatro painéis com apresentações como a da subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica, Camila Neves, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. A gestora apresentará o tema Automatiza.MG – uso de robôs e IA na otimização de processos de governo. Na sequência, o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração da Bahia, Adriano Tambone, falará sobre os avanços conquistados pelo Portal de Serviços do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas do Estado (RH Bahia).

A programação do dia 18 também terá palestra do auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Jacian Anisio Marques da Silva, que abordará na sua apresentação os aspectos relevantes para os órgãos públicos a respeito do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). Também vai tratar dos impactos para entidades públicas com o EFD-Reinf (módulos do Sistema Público de Escrituração Digital) e do DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários). No último painel do dia, um representante do Banco Mundial apresentará o Diagnóstico e do Relatório Final da Plataforma para Gestão Climática Estratégica no Âmbito Estadual.

Fórum de Secretários – O segundo dia do evento (19) será aberto com o 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretário de Administração, com a participação restrita aos secretários dos 26 estados e o do Distrito Federal, além de conselheiros do Consad e de convidados. Na oportunidade será realizado o painel sobre Reforma Administrativa, apresentado por representantes do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal.

Paralelamente ao Fórum de Secretário de Estado da Administração, as comitivas de servidores dos estados participarão de Grupos de Trabalho (GTs), divididos em 10 áreas temáticas: GT Transformação Digital; GT Gestão Estratégica de Pessoas; GT Rede de Escolas de Governo; GT Gestão de Patrimônio; GT Gestão Estratégica de Suprimentos e Compras Públicas; GT Ciência de Dados; GT Saúde e Segurança do Servidor; GT ESG; GT Concessões e PPPs; GT Comissão de Comunicação.