Divulgação mais eficaz e com foco no cidadão

Jornalismo baseado em dado é uma alternativa usada pelo jornal O Globo para publicar ações de interesse da população durante o período eleitoral

Especialista em jornalismo de precisão e de dados, o cientista político e professor universitário Fábio Vasconcellos trabalha há 14 anos no jornal carioca O Globo. Ele participou de um bate-papo com os assessores de imprensa das secretarias de Estado da Administração/Gestão de Alagoas, da Bahia, do Ceará, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de Tocantins – que fazem parte do Grupo de Trabalho da Comunicação do Consad – sobre a divulgação de ações do governo no período eleitoral, na visão da imprensa.  

Fábio revelou que a publicação de matérias governamentais neste período está totalmente ligada à linha editorial adotada por cada veículo. “No nosso caso, aproveitamos a base bruta das informações fornecidas pelas assessorias, mas com a liberdade para fazer o nosso próprio cruzamento de dados e conclusões”, comentou. “Isso nos dá independência, exclusividade e fundamento”, completou.