CONSAD e ABEP criam grupo de trabalho de transformação digital para Governos Estaduais

Nos próximos dias 30 e 31 de maio, técnicos das secretarias ligadas ao Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e diretores das empresas Estaduais de TIC — por meio da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP) —, estarão em Brasília para o lançamento do Grupo de Trabalho Transformação Digital nos Governos Estaduais.

A ação conjunta possui o intuito de articular o Governo Federal, organizações internacionais e parceiros de TIC para a criação de uma agenda subnacional de governo digital. A ideia é que todas as estratégias do grupo de trabalho sejam disseminadas entre as unidades federativas para que, dentro de suas realidades, apliquem a transformação digital em suas respectivas estruturas.

O presidente do Consad e atual secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, ressalta que a parceria junto à ABEP é fundamental para o aprofundamento da temática nas federações brasileiras.
“Essa é, sem dúvidas, uma agenda prioritária para o Consad. Precisamos deixar um legado importante para que a administração pública brasileira esteja, cada vez mais, engajada neste aspecto. Temos buscado parcerias importantes e a criação deste grupo de trabalho será fundamental para alcançarmos bons resultados”, explica.

Para o presidente da ABEP, Lutiano Silva, a parceria é grande uma oportunidade de se construir conhecimento sobre transformação digital em Governo e, assim, serem criados meios para que as boas práticas firmadas entre os Estados façam sentido em escala subnacional.

Estes são alguns pontos que o novo Grupo de Estudos passa a trabalhar:

– Identificar e viabilizar meios de financiamento para fomentar a transformação digital nos Estados;
– Viabilizar ações coletivas entre Estados, como compartimento de aplicações, portal de algoritmos abertos, federação de dados e discussões sobre aspectos legais;
– Fortalecer a Rede.Gov.Br com mais protagonismo nos Estados.