Paraná – Congresso Nacional de Gestão Pública vai discutir os salários dos servidores

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), que tem a secretária paranaense Maria Marta Lunardon como vice-presidente, promove, entre os próximos dias 15 e 17, o III Congresso Consad de Gestão Pública. O evento será realizado em Brasília e irá reunir servidores públicos, pesquisadores, estudantes e especialistas do Brasil e do exterior, para discutir em palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, temas relacionados à gestão estatal.

A programação preliminar prevê, pelo menos, duas conferências e dois grandes debates. Um desses debates vai discutir a remuneração dos servidores públicos e a condução de políticas de remuneração pelos gestores. Intitulada de “Salários do setor público: o difícil equilíbrio entre a gestão de despesas e incentivos”, a mesa-redonda terá a participação dos pesquisadores André Gambier Campos (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea) e Nélson Marconi, da Fundação Getúlio Vagas (FGV), e ainda do consultor legislativo Gilberto Guerzoni, do Senado Federal.

Outro debate – “Impactos de eficiência nas inovações da gestão da saúde” – terá a participação da doutora em Administração Maria Arlete Duarte Araújo, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; do economista André Medici, do Banco Mundial; e do gerente sênior para a área de saúde na mesma instituição, Fernando Lavadenz.

Conferências – Estão previstas duas conferências: “Redes federativas de políticas públicas”, que será ministrada pelo doutor em Ciência Política Fernando Abrúcio, da FGV, e a de abertura, “Condições para reformas duradouras de gestão pública”, na noite do dia 15. Esta será conduzida pelo professor Christopher Pollitt, da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica.

Interessados em participar do Congresso Consad ainda podem se inscrever. Para o público em geral, a inscrição custa R$ 150; para estudantes, R$ 100. A inscrição deve ser providenciada pela internet, na página www.consad.org.br. O III Congresso Consad de Gestão Pública, assim como ocorreu com as outras duas edições (2008 e 2009), será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultura (SDC) da capital federal.

.