Governo de Minas disponibiliza manual voltado para o desenvolvimento gerencial do terceiro setor

Publicação trabalha oito critérios para uma gestão de excelência

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)  de Minas Gerais está disponibilizando desde o dia 15 de outubro o Manual de Excelência da Gestão das Organizações do Terceiro Setor. A publicação, que pode ser consultada gratuitamente no site http://www.planejamento.mg.gov.br/parcerias-com-oscip-s, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento gerencial das organizações do terceiro setor, com foco na excelência da gestão. Para isso, trabalha de forma detalhada, incluindo gráficos e ilustrações, oito critérios para uma gestão de excelência. Os critérios abordados são: Liderança, Estratégias & Planos, Gestão de Clientes, Sociedade, Informações & Conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados.

O manual foi elaborado pelo Instituto Qualidade Minas (IQM) em parceria com a equipe do Núcleo Central de Parcerias com Oscips (NCPO) da Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (Suges) da Seplag. “O conteúdo do manual é uma adaptação para o terceiro setor dos critérios do compromisso com a excelência da Fundação Nacional de Qualidade. Ao disponibilizar esse material o Governo de Minas contribui para o aperfeiçoamento gerencial destas organizações que, hoje, realizam diversos projetos e programas junto à população por meio de termos de parceria com o Executivo Estadual”, explica a subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental da Seplag,  Adriane Ricieri.

Responsável pelo Núcleo Central de Parcerias com Oscips, Otávio Martins Maia ressalta a importância do manual ao abordar todas as áreas de funcionamento e de ação de uma organização do terceiro setor. Cita, como exemplo, a necessidade do estudo dos ambientes interno e externo pelas organizações, quando da definição das estratégias a serem adotadas para a realização de um projeto. “O manual aborda praticamente todo o funcionamento de  uma organização, tanto internamente quanto junto ao seu público de interesse, o que é bastante útil para o alcance do sucesso nas suas atividades”, diz.

Minas Gerais possui atualmente 77 organizações do terceiro setor qualificadas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) aptas a celebrarem Termos de Parceria junto ao Poder Executivo. Atualmente existem 11 Termos de Parceria vigentes celebrados entre o Poder Público Estadual e Oscips, além de diversos convênios firmados pelas secretarias de Estado com diversas organizações do terceiro setor.

Desde 2005 já foram investidos pelo Governo de Minas, por meio de termos de parceria, cerca de R$ 650 milhões para a execução de políticas públicas, sendo cerca de R$ 110 milhões em 2013. Os projetos desenvolvidos pelo Governo de Minas em parceria com Oscips incluem áreas como cultura, defesa social, meio ambiente e esportes e juventude, entre outros.

Prêmio
Otávio Maia lembra que o manual dará suporte e subsídios para que as organizações do terceiro setor participem do Prêmio Mineiro de Excelência da Gestão das Organizações do Terceiro Setor. Realizado pela Seplag, esse prêmio vai reconhecer aquelas organizações que implantarem, com sucesso, boas práticas de gestão. A previsão para a realização do prêmio é março de 2014.

O Prêmio visa desencadear nas organizações um processo estruturado de busca pela melhoria contínua de seus produtos ou serviços. O objetivo é avaliar o sistema de gestão das Oscips participantes com base em uma metodologia imparcial que utiliza critérios reconhecidos internacionalmente, baseados no Manual de Excelência da Gestão das Entidades do Terceiro Setor. Além disso, é gerado um relatório de avaliação que proporciona um diagnóstico com visão sistêmica para o aprimoramento do sistema de gestão.