Secretários de Estado da Administração se reúnem em Maceió

O Hotel Radisson, em Maceió (AL), sedia, entre os dias 23 e 25 de abril, a 94ª edição do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração. Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), o evento visa discutir ações que promovam melhorias e inovação na gestão pública nacional.

Para Eduardo Diogo, presidente do Consad, o Fórum é um importante espaço de discussão e articulação para que os estados tenham condições de implantar projetos que beneficiem a população. “É essencial podermos olhar para frente e ter a chance de construir pontes e interfaces para trabalharmos em conjunto e se comunicar”, justificou Eduardo Diogo, que abre o evento ao lado do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, e do conselheiro Alexandre Lages, secretário de Estado da Gestão Pública de Alagoas e anfitrião desta edição.

A palestra de abertura será proferida por Fernando Coelho, professor de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP), que irá falar sobre as estratégias para a transição, relatando experiências de consolidação de reformas. Já Fabiana Toledo, mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento, abordará a questão da gestão digital na vida funcional do servidor público.

Outro assunto em pauta é o debate sobre a Lei de Greve e o Papel de Controle Interno e Externo como Potencializador da Gestão. Esses assuntos, tidos como prioridade da Agenda Comum de Gestão Pública – União e Estados, serão analisados por Ana Lúcia Amorim, secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). “O foco está na melhoria dos serviços prestados ao cidadão e por uma gestão por resultados, atualmente o maior desafio dos Estados, Municípios e União”, avaliou Ana Lúcia.

Gasto público

Célia Maria Silva Carvalho, presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), irá traçar um diagnóstico sobre a qualidade do gasto público dos 26 estados da federação e do Distrito Federal. O grupo presta assessoramento fiscal e financeiro aos secretários da Fazenda, Finanças e Tributação no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), com o intuito de buscar o equilíbrio fiscal das contas públicas estaduais.

Já Evelyn Levy, coordenadora do Comitê Científico do Congresso Consad, apresentará a avaliação da 7ª edição do evento, que reuniu mais de 2 mil pessoas, entre os dias 25 e 27 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante os três dias, foram apresentados 52 painéis, com 156 papers, além de mesas-redondas com secretários de Administração/Gestão e as presenças do norte-americano Stephen Goldsmith e do australiano Geoff Gallop.

Assessoria de Imprensa Consad – AP Comunicação
Mariana Pereira
Paula Fonseca