Saúde do trabalhador é pauta em fóruns de debate para a qualificação da gestão pública

A saúde do servidor foi um dos temas do último dia de troca de experiências no 92º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração e o 56º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, realizado desde a quinta-feira (21), no Hotel Laje de Pedra, em Canela. A programação contou com a apresentação das ações e resultados do Programa de Saúde do Servidor e da Servidora (Proser), da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, pelo Chefe da Divisão de Saúde do Trabalho, Francisco Giovane. Antes disso, a Subsecretária de Saúde, Segurança e Previdência dos Servidores do Distrito Federal , Luciane Kozicz, falou sobre os resultados da Pesquisa Nacional sobre Saúde do Servidor, uma amostra realizada entre 2011 e 2012 pelo Grupo de Trabalho que trata da Saúde do Servidor, do Governo do Distrito Federal.
A pesquisa apontou índices de freqüência de licença, índice de duração e índice de freqüência de trabalhadores do Distrito Federal, Santa Catarina, Espírito Santo e do Rio Grande do Sul. O estudo funcionou como um mapa no sentido de orientar a elaboração de práticas mais adequadas ao contexto organizacional. Um dos levantamentos apontou as secretarias com maior porcentagem de licenças de saúde. As secretarias de educação ficam entre as três pastas com maior índice em todos os estados.
“Quando não há possibilidade de adaptação entre a organização do trabalho e desejo dos servidores, quando as margens de liberdade na transformação, gestão e aperfeiçoamento da organização do trabalho já foram esgotadas, tais como, planejamentos interrompidos, falta de condições materiais e líderes despreparados, temos o sofrimento patogênico, revelado em ausências ao trabalho”, explica Luciane. A subsecretária destacou a proposta de criação de um observatório da saúde do servidor no Consad, para monitorar a evolução dos dados nos Estados, desenvolver estudos sobre os motivos de afastamento, entre outras finalidades. “Seria uma ferramenta de avaliação dos riscos psicossociais no trabalho para que possamos agir preventivamente”, justificou.

Governo gaúcho aposta em ações preventivas

Na sequência, Giovane apresentou as ações do Proser no governo gaúcho. O programa possui núcleos de acolhimento na Sarh, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Educação, Secretaria da Fazenda e Detran. Estes núcleos formam uma rede de atendimento psicológico aos servidores. A estrutura do programa ainda capacita gestores e promove seminários com temas como assédio moral. Este ano o Proser desenvolveu uma campanha que atingiu todas as secretarias de Estado contra o tabagismo. Outra ação é a construção, já em andamento, de uma academia de ginástica gratuita para o funcionalismo.
“Esperamos que este programa seja permanente, porque temos percebido que ele tem contribuído para o bem estar dos servidores e servidoras. Estudos teóricos indicam que a cada centavo investido na saúde do servidor, outros quatro centavos retornam. Por isso os gestores precisam ter um olhar mais atento a estas políticas”, alerta Giovane.
O secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, propôs aprofundar o tema em outra edição do Fórum. “Acho importante travar um debate sobre o que é possível fazer para melhorar a saúde do trabalhador. Não é à toa que estamos estudando o investimento de cerca de R$5 milhões em ações preventivas”, destacou. O Rio Grande do Sul teve uma despesa de R$97 milhões em um ano com licenças de saúde.