Projetos de investimento em TI nos estados são apresentados no maior congresso de gestão pública do país

Projetos de investimento em TI nos estados são apresentados no maior congresso de gestão pública do país

 BRASÍLIA (5) – O investimento em tecnologia de informação e comunicação, uma das principais bandeiras dos gestores públicos estaduais para a oferta de serviço de qualidade ao cidadão, foi tema de discussão no Congresso Consad de Gestão Pública, que reúne duas mil pessoas em Brasília, de 4 a 6 de junho.

 No fim da tarde de ontem, os estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais trocaram experiências e apresentaram seus projetos no painel sobre uso de tecnologia, modernização do estado e atendimento ao cidadão.

 No estado de Pernambuco, os investimentos realizados nas redes de telefonia e comunicação permitiram uma economia estimada de R$ 220 milhões para o cofre público, apresentou o gerente de Telemática do estado, Daniel Bastos de Castro. “Essa evolução dos serviços oferecidos nos permitiu ter 100% da cobertura em 184 municípios, mais o distrito de Fernando de Noronha”, disse.

 Já a Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro apresentou cinco projetos para aprimoramento da gestão e transparência no estado: Siplag, Sispat, SigRH, Siga e E-Cidade.  Este último tem como objetivo capacitar os municípios no uso de ferramentas inteligentes na formulação de políticas públicas, planejamento e controle sobre a arrecadação de tributos. “Os programas tiveram início em 2009 e permitem melhoria no fluxo e na qualidade da informação, redução de custos operacionais, rapidez no acesso às informações, transparência das compras governamentais, diminuição dos riscos de erros e fraudes”, disse Flávia Vastano, representante da Secretaria de Planejamento e Gestão do estado.

 O Espírito Santo apresentou a sua nova política estadual de tecnologia da informação e comunicação. Segundo Pablo Sandin Amaral e Renato Machado Albert, representantes da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do ES, as políticas de governo eletrônico do estado têm como premissas a simplicidade, objetividade e a preocupação com resultados. “O Plano Diretor de TI é um instrumento de planejamento que visa garantir o alinhamento das ações de TI ao plano estratégico do Poder Executivo Estadual”, disse Albert.

 Por último, Thiago Thales Ribeiro, da Secretaria de Planejamento de Gestão de Minas Gerais, apresentou a utilização de dispositivos móveis para aproximação do cidadão e governo, o Mobile Government. O uso da ferramenta tem permitido resultados satisfatórios por meio do envio de mensagens de texto para celular (SMS). “O serviço oferece avisos de licitação para fornecedores, consulta ao departamento de trânsito, fazenda, serviços de saúde, campanhas de combate à dengue, e até lembretes de consultas médicas agendadas pelos cidadãos no serviço de saúde pública”, afirmou.