119º Fórum Nacional de Secretários da Administração debate Reforma Administrativa e Modelos de Governança

Evento promovido pelo Consad está sendo realizado de  forma presencial, em Brasília, de 23 a 24 de setembro 

Após um ano e meio de encontros virtuais em razão da pandemia, o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) iniciou, nesta quinta-feira (23), o 119º Fórum Nacional de Secretários da Administração, de forma presencial, em Brasília. O encontro, que ocorre trimestralmente, está sendo realizado de 23 a 24 de setembro e reúne vinte e dois secretários e líderes estaduais e distrital.

Neste primeiro dia, os gestores debateram a elaboração de uma agenda para construção de uma proposta de Reforma Administrativa ampla para a modernização da gestão pública nos estados e no Distrito Federal, tema abordado pelos especialistas Ricardo Oliveira e Daniel Ortega. Na sequência, foi apresentada a construção de um modelo de governança para transição dos governos estaduais e distrital em 2022 e 2023, discutidos por André Macieira e Daniel Ortega. 

Durante o evento, Fabrício Marques reforçou a importância da troca de experiência entre os estados. Foto: Gabriel Retondano

“Estamos muito felizes com essa retomada do nosso fórum em caráter presencial, um encontro que vai debater grandes temas da gestão pública brasileira, estreitar laços e aprofundar assuntos importantes para a gestão dos estados. Pensamos em um formato que garantisse a segurança dos participantes, com teste de covid realizado antecipadamente antes das reuniões, distanciamento, distribuição de kit de cuidados sanitários, entre outras medidas”, destacou o presidente do Consad, Fabrício Marques. 

Programação

Nesta sexta-feira (24/09) terão atividades durante todo o dia, começando às 9 horas, com a apresentação e discussão de metodologia de diagnostico para o levantamento dos principais desafios da gestão pública dos governos estaduais e distrital para o período de 2022 a 2030. O painel ficará por conta do professor Francisco Gaetani, da Fundação Getúlio Vargas. A partir das 11 horas, os secretários conversam sobre a importância da capacitação para gestores e líderes estaduais para a coordenação e implantação da agenda estratégica de governo. O painel será comandado pelo representante do Centro de Liderança Pública, Humberto Dantas. 

No período vespertino, a programação debate a realização de discussões sobre outros assuntos que são importantes para a gestão pública brasileira. Em pauta, estarão temas como a Proposta de Emenda Constituição (PEC) 173/2020, que versa sobre medidas relativas ao enfrentamento à Covid-19; a compensação previdenciária dos militares; e os impactos sobre os programas para modernização da gestão pública da alteração da Portaria nº 501 do Ministério da Fazenda, que indica a metodologia de classificação da capacidade de pagamento de Estados, Distrito Federal e Municípios. 

Cláudia Leite / Ascom Consad