Primeira conferência traça metas para alcançar uma gestão orientada com bons resultados

A conferência de abertura do II Congresso Consad de Gestão Pública foi com o doutor em Ciência Política da Universidade de Yale (EUA), Michael Barzelay, que ministrou a palestra “O debate da qualidade do governo enfrenta a desconfiança institucional: imparcialidade, custo do controle e políticas de gestão “. Ele relatou suas

experiências em atividades de consultoria organizacional, onde constatou a dificuldade e, em alguns casos, até mesmo ausência de uma metodologia de gestão. Michael Barzelay destacou que, para ter sucesso na gestão pública de longo prazo é necessário criar idéias e ser capaz de implementá-las no futuro . Ele disse ainda que é preciso planejar, organizar, direcionar e saber aplicar, evitando riscos.

Barzelay explicou que, para ter melhor eficiência e eficácia, os governantes precisam adotar medidas que visem diminuir a corrupção nos órgãos públicos. Segundo ele, para que a gestão orientada alcance resultados a longo prazo, é necessário traçar metas. O palestrante destacou ainda que o valor público é a base do setor público, e que o gestor público precisa ter como objetivo, o custo não ultrapassar o beneficio. Para Michael, as mudanças organizacionais só são possíveis quando há uma interação coletiva entre todos os envolvidos. A gestão orientada, segundo ele, envolve todas as lideranças, podendo utilizar novos elementos tecnológicos para misturar as novas experiências com as antigas que deram resultado.

Próximas Conferências: “Desafios da Gestão Pública no contexto da crise financeira”; “Um diálogo passível: Ásia e América Latina na busca de uma Gestão Pública para o século XXI”; “Agenda Nacional para a Gestão Pública”.

.