Presidente do Consad chefia missão ao BID, em Washington

Eduardo Diogo, presidente do Consad, chefiou missão da entidade à Washington D.C., em visita à sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A comitiva contou com a presença de Cícero Barbosa, Marisol Oliveira e Cleylton Franklin, servidores das esferas municipal, federal e estadual, respectivamente, que foram contemplados com uma viagem à capital norte-americana em sorteio realizado durante o VII Congresso Consad de Gestão Pública – Por uma Gestão Sustentável, que aconteceu em março, em Brasília.  

Nos Estados Unidos, eles foram recebidos e acompanhados pelo especialista sênior do BID, Pedro Farias, que fez uma apresentação sobre o banco e uma visita guiada às suas dependências. Também participaram de uma reunião com a diretora-executiva adjunta para o Brasil e o Suriname, Maria Penido, que é responsável por todos os projetos de origem brasileira no BID. O grupo se reuniu, ainda, com os especialistas Mariano Lafuente e Nicolás Dassen.  

Eduardo Diogo avaliou que “encontro foi muito consistente do ponto de vista da oportunidade de aprendizado”. Para Marisol Oliveira, servidora do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS), a viagem, além de possibilitar conhecer o parlamento americano e a sede do BID, “foi de grande valia para agregar ainda mais conhecimento à minha área de atuação”, comentou.  

Segundo Cícero Barbosa, servidor da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso (MG), a experiência vai auxiliá-lo na melhoria da política pública em seu Estado. “Com certeza irei replicar o que puder do que vi e aprendi nesses dias”, afirmou. Já Cleylton Franklin da Silva, servidor da Secretaria de Estado da Gestão Administrativa do Acre, a parceria entre Consad e BID deve ser repetida no próximo Congresso. “O evento já é excelente porque capta o que há de melhor sobre gestão pública e, com esse sorteio de uma viagem à Washington, ficou melhor ainda!”, concluiu.