Plano de trabalho conjunto entre Consad, MPOG e as Centrais de Atendimento

O vice-presidente do Consad e secretário de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo, Ricardo de Oliveira, participou, hoje (09/12) de reunião com os representantes das Centrais de Atendimento Integrado. As unidades de atendimento à população, como o “Vapt-Vupt”, “Na Hora”, “Poupa Tempo”, “Uai”, e “É pra Já”, concentram diversos serviços num mesmo local.

O encontro, coordenado pelo Departamento de Programas de Gestão, da secretaria de Gestão do ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, teve como objetivo elaborar um plano de trabalho conjunto entre o Ministério, o Consad e as Centrais de Atendimento.
Um dos pontos tratados na reunião foi a elaboração de estratégias de articulação junto aos órgãos federais que prestam serviços essenciais para a sociedade. Com isso, espera-se fortalecer o modelo de atendimento integrado, que é um dos objetivos da Carta de Brasília, documento assinado durante a realização do I Congresso Consad de Gestão Pública, em maio de 2008, entre o Ministério do Planejamento e o Consad.
O vice-presidente do Consad, falou também sobre a necessidade de fortalecimento do programa por meio da destinação de recursos específicos para as Centrais. “Precisamos fortalecer estes projetos, porque o que eles estão fazendo é uma verdadeira revolução nos padrões de atendimento ao cidadão neste país”, defendeu Ricardo Oliveira.
O representante do Conselho apresentou, ainda, algumas propostas para dar mais visibilidade às ações das Centrais junto à sociedade e para difundir as boas práticas de cada unidade entre todas, por meio de um programa de benchmarking.

Estiveram presentes coordenadores das Centrais de Atendimento do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.