Paraíba recebe 97º Fórum Consad

Secretários da Administração/Gestão de todo Brasil se reúnem em João Pessoa para debater situação fiscal dos estados

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) realiza, entre os dias 18 e 20 de março, a 97ª edição do seu fórum trimestral, desta vez, em João Pessoa (PB). A reunião acontece no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e conta com a participação de secretários da Administração/Gestão de todo Brasil, do governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho, e do Secretário de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Genildo Lins.

A programação contempla temas que estão na pauta diária de discussão no País, como o Piso Nacional do Magistério. Na ocasião, o Consad apresentará pesquisa mostrando a realidade em várias regiões brasileiras e relatando a dificuldade de alguns estados honrarem esta despesa compulsória sem receita adicional.

Temas relevantes
O momento atual de crise econômica e conjuntura política enfraquecida aquece o debate em torno dos desafios enfrentados pelos estados. Este é o tema da palestra do diretor do Instituto Publix, Caio Marini, que também falará sobre a importância do planejamento estratégico nas administrações públicas.

Já o mestre e doutor em Economia pela Fundação Getulio Vargas, Nelson Marconi, traçará estratégias e metas para a qualidade do gasto com despesas de pessoal, especialmente agora, em que todos os governantes do País precisam dispor de uma gestão mais austera na administração dos recursos públicos.

As dificuldades da gestão no ambiente de restrição fiscal, aliás, é assunto que será analisado pelo ex-presidente do Consad, Sérgio Ruy Barbosa. 

Exemplo a ser seguido
O Fórum também compartilha experiências de sucesso na gestão paraibana, como o Sistema Integrado de Gestão de Bens Públicos. Adequada às normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público, a plataforma monitora os custos de cada atividade do Estado, o que permite maior controle das ações e dos gastos públicos, sobretudo na gestão do patrimônio da região.

De acordo com a diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), Christhiny Sanson, a criação deste sistema garante à população acesso irrestrito aos dados de aplicação dos recursos públicos pelos gestores, o que possibilita avaliar o impacto da gestão pública na qualidade de vida da população.

Cristhiny Sanson mostrará como funciona a plataforma ao lado do consultor-técnico da Secretaria de Estado da Administração da Paraíba, Luiz Otávio Paim. Outro exemplo bem-sucedido do Estado é a formalização dos processos por meio digital, técnica proferida pelo notário do Tribunal de Justiça, Válber Cavalcanti.

SERVIÇO
97º Fórum Consad
18 a 20 de março | Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima
João Pessoa (PB)
Consad: (61) 3322-5520

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
AP Comunicação – (61) 3223-0043
Paula Fonseca | paulafonseca@apcomunicacao.com.br
Mariana Pereira | marianapereira@apcomunicacao.com.br