O maior Congresso de Gestão Pública do Brasil

Congresso Consad tem avaliação positiva entre os 2 mil participantes, que sinalizaram com o sim em mais de 90% quando a pergunta é a replicação das experiências nos governos

Na tarde de quinta-feira (24), Evelyn Levy, coordenadora do Comitê Científico do VII Congresso Consad de Gestão Pública – Por uma Gestão Sustentável, apresentou uma pesquisa quantitativa de avaliação sobre a edição que aconteceu entre os dias 25 e 27 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Os resultados, segundo Evelyn Levy, foram, em geral, bem favoráveis, principalmente no que se refere às palestras internacionais e às mesas-redondas. A conferência de encerramento “Como as novas tecnologias estão mudando a forma de governar e o papel da inovação”, ministrada pelo norte-americano Stephen Goldsmith – ex-prefeito de Indianápolis, ex-vice-prefeito de Nova York e atual professor de Governança e Inovação da Escola de Governo da Universidade de Harvard – conquistou 90% de aprovação.

Já a apresentação “Para onde deve caminhar agora a reforma do setor público?”, proferida pelo australiano Geoff Gallop – ex-governador do Estado da Austrália do Oeste e atual diretor de cursos de pós-graduação da Escola de Governo da Universidade de Sidney – foi considerada excelente por 48,37% dos entrevistados.

Com relação às mesas-redondas, 70, 39% receberam aprovação com relação aos seus conteúdos, formato e organização. Vale salientar que 60,23% marcaram presença na mesa-redonda “Participação Popular e Gestão Pública”, enquanto 30,4% estiveram na que retratou a “Gestão Pública e Tecnologia” e 9,37% na “Lei de Greve e Negociação Coletiva”. “O Congresso é uma janela que nos dá uma visão bastante otimista da gestão pública porque capta o que há de melhor sobre o assunto”, avaliou a coordenadora.

Para Evelyn Levy, os bons índices de avaliação refletem os grandes valores do Congresso Consad. “Como as práticas são muito boas, acredito que haja uma aceleração do processo de reforma da gestão no País”, justificou. 

REDE DE CONTATOS

Cerca de 84% dos entrevistados declararam que o congresso é de suma importância para o intercâmbio com outros profissionais e para a integração de redes de contato. Quando questionados se estariam replicando as experiências discutidas nos governos, 93,06% sinalizaram com um sim. “Das sete edições do Congresso, estivemos à frente em três e sempre com foco em promover os aperfeiçoamentos necessários. O desafio, agora, é deixar tudo pronto para a próxima diretoria”, afirmou Eduardo Diogo, presidente do Consad.

Neste sentido, explicou o também secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, já ficaram definidas duas datas sugestivas para que uma seja homologada com o Governo do Distrito Federal. “Tudo isso é para que possamos adotar as providências decorrentes, relacionadas aos palestrantes e patrocinadores, dentre outros assuntos”, ressaltou o presidente do Consad.

Eduardo Diogo ainda ressaltou a relevância de uma novidade do evento: o sorteio, entre os participantes das esferas federal, estadual e municipal, de uma visita institucional ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington. Os três servidores contemplados são de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Acre e estarão na capital norte-americana entre os dias 21 e 23 de maio.