Nova linha de financiamento para melhoria da gestão estadual

As diretrizes da nova linha de crédito para modernização dos estados foram apresentadas durante o primeiro dia do 85º Fórum do Consad pela diretora do Departamento de Melhoria e Inovação da Secretaria de Gestão Pública do MPOG, Valéria Salgado. A apresentação foi realizada em parceria com Pedro Farias, especialista-líder em modernização do estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),organização que vai administrar os recursos doados pelo Fundo Geral de Cooperação da Espanha para o projeto.
Segundo Valéria,a nova linha terá início com o fim do Pnage, que encerra em março de 2013.“Finalizar o Pnage com sucesso é condição importante para o Pró- Cidadão.É necessário pensar em uma estratégia colaborativa entre os estados para aumentar a execução do projeto, assim como a justificativa de gastos”,afirma a especialista.
Para o especialista do BID, que destacou os pontos fortes e fracos do cenário atual da gestão pública no país, o caminho para boa administração pública é pensar na ponta e atingir o cidadão. “Os ganhos e conquistas do governo devem ser revertidos em benefício ao cidadão, com programas e projetos que não centralizem apenas a administração”, afirma Farias.
O Pró-Cidadão vai tratar da melhoria da prestação de serviços públicos – principalmente nas áreas de educação, segurança pública,saúde e ação social-, na qualidade do gasto, na modernização dos sistemas de gestão e na gestão do capital humano. “Já fortalecemos os órgãos centrais com o Pnage, e a idéia agora é aprimorar o serviço público”, avalia o presidente do Consad Sérgio Ruy Barbosa.