Niemeyer é lembrado na abertura do Fórum

Niemeyer é lembrado na abertura do Fórum
Consad e Conseplan reúnem secretários em Belo Horizonte

Secretários estaduais de Planejamento e Gestão/Administração de todo o país estão
reunidos até o dia 7, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, para o Fórum Consad & Conseplan. A cerimônia de abertura, que contou com a presença do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, teve início com um minuto de silencio em homenagem à memória do arquiteto carioca Oscar Niemeyer, falecido na noite de quarta-feira (4/12).Em seu discurso, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), Eduardo Diogo, lembrou os participantes do encontro a obra de Niemeyer. “Gostaria de destacar um pouco de humanismo no momento de perda desse grande brasileiro”, disse Eduardo Diogo. Segundo ele, Oscar Niemeyer, apesar de carioca, teve um laço muito forte com Minas Gerais, principalmente quando o mineiro Juscelino Kubitschek foi Presidente da República.
O governador Antônio Anastasia manifestou sua satisfação de ver o tema Agenda Federativa incluído na pauta do encontro. “Falar em federação hoje no Brasil é algo triste. Nosso modelo é obsoleto. O Brasil não tem espírito federativo, somos centralizadores. Precisamos romper esse modelo”, defendeu o Governador mineiro, enfatizando que o conceito moderno de federalismo se baseia na solidariedade entre os entes.Ex-secretário da Administração e Planejamento de Minas Gerais, Antonio Anastasia destacou ainda a dimensão que a sociedade brasileira atribuiu à gestão pública a partir da Constituição de 1988. “Qualquer gestor sabe que não basta um bom discurso se não houver um lastro de bons resultados na gestão”, ressaltou o governador.

Anfitriã do encontro, a secretário do Planejamento e Gestão de Minas Gerais e vice-presidente do Consad, Renata Vilhena, disse na abertura do evento que a gestão eficiente com foco nos resultados faz a diferença, pois a sociedade tem cobrado cada vez mais. “Buscamos ferramentas para o aperfeiçoamento dos serviços públicos e vencer esse desafio”, reforçou Renata Vilhena. Em sua avaliação, o grande desafio dos estados hoje é criar alternativas para oferecer melhores serviços aos cidadãos, sem comprometer o equilíbrio fiscal, como é o caso das Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Falou ainda na abertura do Fórum Consad & Conseplan o secretário do Planejamento e Gestão da Paraíba e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), Gustavo Nogueira, que comentou a importância da discussão dos temas da pauta na atual conjuntura brasileira.

Assessoria de Imprensa Consad