Missão internacional à Austrália terá apoio do Itamaraty

 

Considerada o quinto melhor governo do mundo, a Austrália será o próximo destino da missão de cooperação internacional, formada por secretários de Estado da Administração e do Ministério do Planejamento. O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Eduardo Diogo, esteve nesta quarta-feira (25/09), no Itamaraty, em Brasília, para falar sobre a missão, que acontece em outubro, e terá a duração de uma semana.

Durante o encontro, o presidente do Consad apresentou a programação da missão e pediu apoio do Itamaraty com relação à organização e à estrutura logística da viagem. O Itamaraty se comprometeu a enviar uma lista com o nome de empresas que poderão prestar serviços à missão, como tradução simultânea e traslados.

“Gostaríamos muito de poder ter o apoio constante do Governo Federal em iniciativas como essa, pois o melhor preparo dos secretários representa um estado mais eficiente”, explicou Eduardo Diogo.

Participaram do encontro os terceiros secretários, Joana D’Angelo e Marcelo Brandt, da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares (Afepa) do Itamaraty.

Missão – Classificada em segundo lugar, há duas décadas, no ranking dos mais elevados IDHs do mundo, e, recentemente, confirmada como o país com a melhor qualidade de vida entre os países da OCDE, a Austrália vem, de maneira consistente, empreendendo esforços com o intuito de manter uma administração pública eficaz e inovadora.

A gestão de Kevin Rudd, o Primeiro Ministro que precedeu, e depois sucedeu, Julia Gillard, desenhou o plano “Ahead of the Game” para tornar a administração pública australiana a melhor do mundo. Por esses motivos, os conselheiros do Consad elegeram a Austrália como país de onde buscar novos “benchmarks” para melhorar as administrações públicas estaduais do País. Durante uma semana, os secretários entrarão em contato com as administrações públicas de dois estados australianos – New South Wales e Victoria – e com o Governo Federal.

Assessoria de Imprensa do Consad