Congresso Consad bate recorde de público e se consolida como maior do Brasil sobre gestão pública

Com recorde de público, o VIII Congresso Consad de Gestão Pública encerrou na tarde desta quinta-feira (28) em clima de comemoração. O evento foi realizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Administração (Consad), entre os dias 26 e 28 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e contou com 2.285 congressistas.

Durante a cerimônia de encerramento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sorteou um curso na área de gestão, a ser realizado nos Estados Unidos, Argentina ou México. A premiação contemplou três servidores, nas esferas federal, estadual/distrital e municipal.​

O primeiro sorteado foi Almir dos Santos, servidor federal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Sem nunca ter saído do Brasil, ele espera ansioso pela oportunidade de realizar o curso fora. “A emoção é muito grande. Como nunca saí do país, essa é uma boa oportunidade, mas ainda não consegui nem definir qual é a minha expectativa”, falou.

Na escala estadual, a sortuda do dia foi Giselle da Volponi, painelista do congresso e servidora da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais. Ela foi chamada após o terceiro sorteio e não conseguiu controlar as emoções. “Fiquei muito feliz, tanto que dei um grito. Tudo isso porque não tenho muita sorte para ganhar essas coisas, mas acredito que vai ser um curso que vai me ensinar bastante. Será uma experiência muito enriquecedora para mim, enquanto servidora”, comentou​.

O terceiro sorteado foi Alan Ribeiro, secretário de Planejamento do município Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. “É a primeira vez que venho ao congresso e estou muito feliz pelo conteúdo dos painéis, que traz experiências enriquecedora e, por fim, por ter sido sorteado. Acredito que este curso será muito bom”, comemorou.

Este ano, o Congresso Consad teve um sabor todo especial, pois é o ano em que o conselho comemora 15 anos. Desta forma, em seu discurso de encerramento, a presidente do Consad, Alice Viana, agradeceu a presença de todos os participantes, entre secretários de Estado, governadores, gestores acadêmicos e servidores públicos. “Com esse público recorde, reiteramos o Congresso como o maior do País e nos consolidamos como o quarto maior do mundo com esse tema. É uma honra poder compartilhar esse momento com vocês, de forma a dar exemplo de que o Brasil é comprometido com a discussão de uma agenda positiva de gestão de políticas públicas”, agradeceu.

DSC04626
Os ganhadores do sorteio do BID

Texto: Larita Arêa
Fotos: Grupo K