A conferência de encerramento das atividades desta quinta-feira (07/05), no II Congresso Consad de Gestão Pública, foi ministrada pela gerente Sênior do Banco Mundial para a Reforma do Setor Público, Bárbara Nunberg. Ela fez uma reflexão sobre a aproximação da Ásia com a América Latina, na busca de um modelo de gestão para o século XXI. Bárbara também defendeu a necessidade de desmontar alguns mitos relacionados à crise financeira mundial.
A palestrante destacou o novo papel que a América Latina vem desempenhando no mundo. Ela detalhou que a região se fortaleceu na gestão pública com a utilização de novas tecnologias, como as que permitiram que a população tivesse acesso às contas públicas. Bárbara acrescentou ainda que o Leste Asiático tem vários motivos para querer um intercâmbio com o Brasil, principalmente em assuntos relacionados à aplicação da democracia, para aprender com o Brasil a desenvolver sistemas intergovernamentais.
Nunberg relatou que alguns países como a China já solicitaram ao Banco Mundial informações do que vem acontecendo no Brasil, em termos de gestão pública. Bárbara encerrou a palestra enfatizando que, para se ter uma gestão pública eficiente, os países precisam trocar mais experiências.