Iniciativa melhora qualidade dos serviços públicos

Projeto piloto conta com a participação de seis estados brasileiros e é uma parceria entre BID, Consad e Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e o Governo Federal estudam um projeto de cooperação técnica para melhorar a qualidade do gasto e a prestação dos serviços públicos aos cidadãos. A proposta, que por enquanto está em fase de testes, prevê a simplificação de procedimentos por meio de uma identificação civil única.

Nesta terça-feira (7/6), em Brasília, a presidente do Consad, Alice Viana, se reuniu com o especialista em Modernização do Estado do BID, Pedro Farias, com representantes do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e dos estados do Pará, do Espírito Santo, de Santa Catarina, da Bahia e do Distrito Federal.

“Discutimos uma metodologia que será aplicada inicialmente em seis estados, que fazem parte do projeto piloto. Essa iniciativa já é desenvolvida pelo BID na América Latina e será aplicada pela primeira vez no Brasil”, explicou Alice Viana, também secretária de Administração do Pará.

De acordo com Pedro Farias, as propostas que buscam soluções para a melhoria da qualidade dos serviços públicos estão na agenda de discussão. “Temos debatido temas específicos e ações que possam estimular a colaboração dos governos Federal e Estaduais em torno de medidas que reduzam o custo de transação do cidadão e dos empresários na relação com os seus governos”, afirmou.

Durante a reunião, foi apresentada a metodologia Simplificando Vidas, desenvolvida pelo BID e presente em seis países da América Latina. O levantamento recolhe dados sobre a percepção e satisfação dos cidadãos com os serviços prestados pelos governos. “Estamos começando uma cooperação técnica para apoiar essas iniciativas. Vamos desenhar ações que possam ser multiplicadas para outros estados e trabalhar com iniciativas inovadoras que permitam o intercâmbio de informação entre diferentes níveis do governo”, ressaltou Pedro Farias.

Comunicação Social Consad