Hotsite traça diretrizes para melhorar a gestão pública

Com o intuito de promover melhorias na administração pública, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) criou, por meio da BB&R e da e-Strategia Pública, o hotsite do Programa Nacional de Fortalecimento do Planejamento e Gestão Pública dos Estados Brasileiros (gestaopublica.com). O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (21), no hotel Laje de Pedra, em Canela (RS), durante o 92º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração e o 56º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento.

No hotsite é possível encontrar informações sobre as missões de cooperação internacional realizadas pelos conselheiros no Chile, nos Estados Unidos e no Canadá. Lá também há diretrizes para uma agenda comum de gestão pública, que defende orçamentos por resultados; um sistema de apoio à decisão dos governos; a integração e a modernização de serviços prestados aos cidadãos; implantação de serviços administrativos compartilhados; uma economia de custos em licitações e compras; a transparência governamental; e mais parcerias público-privadas.

Para Francisco Javier Urra, representante do BID, esse projeto é um dos mais importantes que a instituição já desenvolveu para o Consad/Conseplan. “Foi um processo que envolveu o trabalho de vários especialistas e consultores, mas, sobretudo, de muitas autoridades do Governo Federal e Estadual. O resultado é uma agenda positiva de gestão pública

repleta de ideias inovadora e que já está bem avançada”, avaliou.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento e Desempenho Industrial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Alexandre Kalil, ressaltou que a agenda, que também teve participação ativa do ministério, é um documento fundamental para definir as diretrizes e prioridades de investimento para fortalecer a gestão pública. “Necessitamos mudar o processo de inovação e adequar a gestão pública de acordo com a realidade dos estados brasileiros”, justificou.
Assessoria de Imprensa Consad – AP Comunicação

Mariana Pereira / marianapereira@apcomunicacao.com.br / (61) 3223-0043 e (61) 8116-3520

Paula Fonseca / paulafonseca@apcomunicacao.com.br / (61) 3223-0043 e (61) 8131-8073