GT de Transformação Digital vence prêmio internacional de inovação no setor público

Iniciativa concorreu na categoria Digitalização de Serviços Públicos, do Prêmio Global para Serviços Públicos da Apolitical

Coordenado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o Grupo de Trabalho de Transformação Digital (GTD.GOV) foi o único projeto do Brasil a vencer o Prêmio Global para Serviços Públicos em 2019. Desenvolvida pela instituição britânica Apolitical, a premiação é uma das mais importantes para equipes que trabalham com inovação no âmbito do setor público.

Instituído há seis meses, o GT foi um dos nove projetos que concorreram na categoria Digitalização de Serviços Públicos. Vencedor por votação popular, o Grupo vem unindo gestores e técnicos de cerca de 20 governos estaduais e distrital do Brasil para compartilhar conhecimentos e desenvolver soluções inovadoras para o processo de Transformação Digital pelo qual a administração pública do país vem passando.

“A razão de ser do Grupo é fundamental para que possamos reduzir as desigualdades e entregar melhores serviços públicos para a população. Em apenas seis meses, vencermos um prêmio tão importante mostra o quanto esse tipo de iniciativa é indispensável para a simplificação da vida dos brasileiros, que são os que mais ganham com essa integração entre os estados”, pontua o coordenador do GT, Thiago Ávila.

Implementado com vistas a otimizar, de modo assertivo, a dinâmica das organizações públicas, o Grupo tem se debruçado em uma agenda que visa transformar a cultura burocrática em uma estrutura hábil, que esteja alinhada às demandas da sociedade.

“O trabalho que desenvolvemos por meio do GT busca disseminar a inovação no setor público, trazendo melhorias para os cidadãos, como facilidade e agilidade no acesso aos serviços públicos por meios digitais. A vitória na premiação indica que estamos trilhando um bom caminho e nos motiva ainda mais”, afirma a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo e coordenadora do GT, Lenise Loureiro.

Coordenada também pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), a iniciativa representa o empenho dos entes federativos na otimização da eficiência das organizações públicas.

“O grupo só vem dar ainda mais credibilidade para o trabalho dos governos no que diz respeito à digitalização de serviços públicos. O prêmio reforça que estamos fazendo algo de impacto e que beneficia quem está na ponta, o cidadão”, salienta o presidente da ABEP, Lutiano Silva.

Para o presidente do Consad e secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, o reconhecimento demonstra a importância da urgência em otimizar, cada vez mais, o processo de modernização dos Estados, além de evidenciar o papel significativo que o Consad tem desempenhado para concretizar esse ideal.

 “O projeto de implementação da Transformação Digital é uma agenda prioritária para nós que fazemos o Consad. Essa é uma temática que está muito presente em todas as nossas ações e que, sem dúvidas, já vem resultando em muitos benefícios para a sociedade. Trazer para o Brasil o prêmio da Apolitical, nesse contexto, é algo muito simbólico e traduz bastante do empenho de cada pessoa que faz o Grupo acontecer e que colabora, direta ou indiretamente, para o aprimoramento do serviço público no país”, afirma o presidente do Consad, Fabrício Marques Santos.