GT Compras Públicas realiza treinamento de Sistema de Boas Práticas em Compras Públicas com 22 estados

O Sistema de Boas Práticas em Compras Públicas, criado pelo Grupo de Trabalho de Compras Públicas (GT Compras) do Consad, foi tema do treinamento online ofertado pelo GT nos dias 26 de fevereiro e 26 de março com 22 estados da federação. O objetivo do evento foi ministrar, de forma integrada, as boas práticas públicas das unidades federativas.

Com apoio do BID, Banco Mundial e de especialistas, o Sistema foi criado pelo GT Compras do Consad e desenvolvido tecnicamente pela Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí.  O Sistema fornece aos administradores públicos um instrumento de diagnóstico que apoia o planejamento estratégico, identifica oportunidades de melhorias e constrói uma linha de base para o monitoramento da evolução da maturidade dos processos de compras públicas dos estados. O conteúdo prevê 61 boas práticas, estruturadas em 9 grupos (ou dimensões). Desta forma, os estados registram quais as boas práticas já foram eventualmente implantadas ou estão em implantação para cada um de seus órgãos. Participaram do treinamento os estados do Tocantins, Pará, Piauí, Pernambuco, Mato Grosso, Espírito Santo, Acre, Roraima, Alagoas, Ceará, Maranhão, Distrito Federal, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“Essa integração com os estados é muito importante, porque a maioria já possui boas práticas implementadas, que podem ser cadastradas e compartilhadas com outras unidades federativas. As experiências de cada um também podem ser conhecidas e os resultados compartilhados para que todos tenham mais informações e conhecimentos”, diz o presidente do Consad, Fabrício Marques Santos.

O treinamento no Sistema de Boas Práticas de Compras Públicas usa como base o Maps – Metodologia de Avaliação de Sistemas de Compras (Methodology for Assessing Procurement Systems). Essa sistematização concebida pela OCDE tem como propósito integrar o Brasil à organização e por isso, impulsiona as administrações estaduais a se alinharem com as boas práticas recomendadas por esse organismo internacional.

Qualquer Estado pode ter acesso ao Sistema e cada gestor estadual do sistema é cadastrado pelo administrador do sistema no Consad, com base na indicação formal de cada secretário de Administração. Para mais informações sobre o sistema, acesse: https://www.consad.org.br/outros/sistema-de-boas-praticas-de-compras-publicas-2/

Ascom Consad