Grupo de Trabalho sobre transformação digital é criado pelo Consad

Em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP), o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) firmou, na última semana, um Grupo de Trabalho Transformação Digital nos Governos Estaduais. No evento, realizado em Brasília, foi assinado um termo para que o instrumento comece a, de fato, funcionar com reuniões periódicas entre as secretarias estaduais de Administração e Planejamento do país com outras instituições que trabalham a temática.

O presidente do Consad e atual secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, ressalta que a criação do grupo é fundamental para o aprimoramento das ações ligadas à transformação digital nos estados brasileiros.

“O Consad entende que esta é uma agenda prioritária. Precisamos deixar um legado importante para que a administração pública brasileira esteja, cada vez mais, engajada neste aspecto. Vamos traçar diversas estratégias e ações para conseguirmos aprimorar essa temática dentro dos estados brasileiros”, explica.

Entre outras coisas, o intuito do grupo é articular o Governo Federal, organizações internacionais e parceiros de TIC para a criação de uma agenda subnacional de governo digital. A ideia é que todas as estratégias do grupo de trabalho sejam disseminadas entre as unidades federativas para que, dentro de suas realidades, apliquem a transformação digital em suas respectivas estruturas.

Estiveram presentes no encontro representantes e técnicos de secretarias estudais como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins e Rio Grande do Sul, além de instituições renomadas como a ABEP, Banco Mundial, EloGroup, Fundação Getúlio Vargas, PUC, BrasilLab, Ministério da Economia, MBC e, também, do Serviço Federal de Processamento de Dados.