Governador de Minas Gerais fala sobre participação social no maior congresso de gestão pública do país

Governador de Minas Gerais fala sobre participação social no maior congresso de gestão pública do país

 BRASÍLIA (5) – Integrar o cidadão à gestão pública e fazê-lo coautor da administração do estado é o desafio que o governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, aponta como transformador de uma cultura histórica no Brasil. Ao participar na manhã de hoje do 5º Congresso Consad de Gestão Pública, o maior evento do gênero no país que acontece até amanhã em Brasília, Anastasia ressaltou que os avanços só serão possíveis quando o espírito de “acomodação” for substituído pelo de “participação”.

“Não adianta que o cidadão perceba que o estado esteja em ordem, que as obras estejam sendo feitas, os hospitais entregues, se ele não perceber que o objeto dessa ação é ele mesmo. É fundamental que ele participe como coautor dessas ações, não somente um beneficiário passivo delas”, falou o governador.

Diante de uma plateia de gestores, especialistas e servidores públicos que lotou o auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Anastasia afirmou que é preciso implantar na grande parcela “passiva e silenciosa” da população a associação de seus direitos e deveres ao pagamento de impostos. “Temos que desenvolver essa cultura de fim da acomodação para combater mazelas como o corporativismo – sem contar outras más condutas que existem por aí. Temos que ter educação fiscal”, disse.

Anastasia foi secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) na implantação do Choque de Gestão em Minas, programa modelo que zerou as contas do estado durante o primeiro mandato do governo Aécio Neves (2003-2006), e atualmente está na chamada terceira geração. No mandato seguinte foi vice-governador.