Governador de Brasília prestigia abertura do VIII Congresso Consad

Cerca de duas mil pessoas participaram da abertura do VIII Congresso Consad de Gestão Pública, nesta terça-feira (26), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o evento segue até quinta-feira (28).

A Presidente do Consad e Secretária de Estado da Administração do Pará, Alice Viana, recebeu autoridades, secretários de Administração/Gestão de vários estados, parceiros e patrocinadores, dando início ao evento. É uma grande honra participar dos congressos do Consad, o que já fiz como secretária de Administração do Pará e agora como presidente. É uma experiência sempre muito agradável nos reunir aqui na capital federal para discutir temas de interesse dos governos estaduais e dos gestores públicos das diferentes regiões”, salientou.

Alice falou da importância do evento pelo número de trabalhos inscritos: 600. “Mas pelo limite de tempo absorvemos 165, o que representa o dobro do conteúdo apresentado na programação do ano passado. Trata-se de um congresso singular como meio de ampla disseminação de conhecimentos entre os participantes”, afirmou a presidente, destacando a importância do apoio do Governo de Brasília para a realização do evento.

Presente à solenidade do maior congresso de gestão pública do País, o governador Rodrigo Rollemberg deu as boas vindas aos participantes. “Agradeço pela realização deste encontro aqui em nossa cidade. Esta é uma vocação de Brasília: ser um centro de eventos de caráter político, científico, e de trabalho. Aproveitem bem a nossa cidade”, afirmou.

Sobre a delicada situação que o Brasil atravessa, Rollemberg valorizou a oportunidade de trocas de experiências que o Congresso Consad oferece e que pode beneficiar a todos os estados. “Vivemos uma crise econômica, política, ética e isso se reflete na administração pública. Sabemos dos enormes desafios de estados e municípios para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. E é neste momento que mais precisamos de qualidade de gestão. Ter a participação de servidores motivados é de fundamental importância”, finalizou o anfitrião.

Também estiveram presentes o deputado federal Gilberto Nascimento, presidente da Frente Parlamentar Mista de Gestão Pública; Gustavo Nogueira, Vice-Presidente do Consad e Secretário da Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Norte; Livânia Farias, Secretária da Administração da Paraíba; Ricardo Gazel, consultor do BID, Célia Corrêa; vice-presidente de Administração dos Correios; e Bruno Quick, gerente de Políticas Públicas do Sebrae.

Os secretários e representantes dos estados do Acre, da Bahia, do Distrito Federal. de Goiás, do Mato Grosso, do Pará, da Paraíba, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, de Santa Catarina e do Tocantins completaram a lista de autoridades.

Texto: Charlotte Vilela
Foto: Grupo K