Gestores da Administração Pública iniciam Fórum Consad

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) realiza nesta quinta-feira (1º/09) seu 101º Fórum em Belém – período em que a capital do Pará completa 400 anos. O evento, que segue até amanhã no hotel Atrium Quinta das Pedras, contou com a presença do governador do Estado, Simão Jatene, do secretário-adjunto do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Cassiano de Souza, e de secretários de Administração de todo o país.

“Estamos vivendo uma encruzilhada, que reflete o fato de termos chegado até aqui guardando esqueletos dentro do armário e deixando com que eles nos assombrem de vez em quando”, disse Simão Jatene, ao se referir à crise política brasileira que culminou com  a aprovação, no Senado Federal, do impeachment de Dilma Rousseff da Presidência da República. Segundo o governador, o País “precisa agora se reencontrar” e aprovar as reformas estruturantes, como a política e a da previdência social.

De acordo com a presidente do Consad e secretaria de Estado de Administração do Pará, Alice Viana, o fórum tem o objetivo de contribuir com a agenda positiva de reconstrução do País. “Precisamos de inúmeras reformas, mas aquilo que mais afeta a prestação dos serviços ao cidadão é o alto custo do estado, que precisa ser readequado ”, explicou Viana. A questão, na avaliação da secretária, é fundamental para a retomada do desenvolvimento sócio econômico e da recuperação da credibilidade do Brasil.

O governador lembrou que os próximos meses serão de “muita tensão”, particularmente para os secretários de Administração, Gestão e Planejamento, pois os gestores são responsáveis pela maior conta dos estados: os gastos com pessoal. “Essa questão precisa ser discutida com urgência”, ressaltou Jatene. O governador, assim como a presidente do Consad, também defenderam o fortalecimento do interesse coletivo como forma de repensar o País.

Negociação – Durante o encontro, os secretários discutirão a negociação da dívida dos estados junto à União. Na avaliação da presidente do Consad, Alice Viana, o entendimento precisa levar em conta as peculiaridades de cada estado. A negociação não pode acontecer de forma linear, como se não existissem diferenças entre as regiões. “A união de esforços da nação é que de fato vai contribuir com a recuperação da credibilidade, da capacidade de desenvolvimento e do compartilhamento de soluções para a modernização da gestão pública”, explicou.

O assunto da dívida dos estados será tratado no período da tarde, assim como o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) do Ministério do Planejamento, com palestra do secretario-adjunto Cassiano de Souza. A programação completa do 101º Fórum pode ser acessada pelo site do Consad: www.consad.org.br

101º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração
Data: 1 e 2 de setembro de 2016
Local: hotel Atrium Quinta de Pedras

Assessoria de Imprensa do Consad
Ana Carla Sodré – (61) 99131-8680 / anacarla@apcomunicacao.com.br
Mariana Pereira – (61) 98116-3520 / marianapereira@apcomunicacao.com.br