Após três anos, o SC Saúde – que é um plano opcional – reúne 172 mil vidas, o que representa 80% dos servidores e seus familiares
A experiência do Governo de Santa Catarina na gestão própria do plano de saúde do servidor estadual foi destaque no 98º Fórum do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Administração. “Temos orgulho de oferecer ao servidor catarinense uma das melhores assistências à saúde do país”, afirmou o Secretário de Estado da Administração, João Matos.
Em 2012, após exaustiva renegociação com uma operadora de plano de saúde que em seis anos já havia aumentado o valor cobrado em 240%, o Estado catarinense tomou para si 100% da gestão do plano de saúde. O início do plano foi marcado pelo descrédito da classe médica e hospitalar, dos meios de comunicação e do próprio servidor, conforme relatou a Maria Aparecida dos Santos, gerente de Serviços de Saúde do Servidor do Estado de Santa Catarina.
A empreitada foi realizada em apenas oito meses, com apoio apenas de uma empresa especializada em gestão. Após três anos, o SC Saúde – que é um plano opcional – reúne 172 mil vidas, o que representa 80% dos servidores e seus familiares. Este público tem à disposição uma ampla rede de prestadores de serviços, com cerca de 7 mil prestadores de serviço, dentre eles 5 mil médicos, além dos hospitais, clínicas e laboratórios. O índice geral de satisfação chega a 93% dos segurados.
Outra pilar de sustentação do SC Saúde é o atendimento preventivo, integrado por visitas de monitoramento a pacientes com doenças crônicas, grupos de apoio, atividades e palestras. Neste segmento, a satisfação alcança 99% dos beneficiados.
Sem fins lucrativos, o SC tem um fundo formado pela contribuição mensal do segurado, que corresponde ao percentual fixo de 4,5% sobre a base de cálculo previdenciário, e de outros 4,5% do patronal do Estado.
Texto: Tayana Cardoso/Sea-SC