Gastos com aposentadorias incentivam estruturação da Previdência Complementar

Previdência Complementar é tema de palestra do Fórum Consad & Conseplan, evento que acontece em Belo Horizonte de 5 a 7 de dezembro

As características do regime de Previdência Complementar no Brasil foram apresentadas durante o Fórum Consad & Conseplan, evento que acontece desde quinta-feira (6/12), no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte (MG). De acordo com o diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes da Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo César Santos, a média de gastos com aposentadorias no Brasil corresponde a 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB), índice superior ao de países como França, Bélgica, Reino Unido, de 3,7% do PIB, e os Estados Unidos , com

índice de 2,1%.

“Vocês acham que a Previdência é um prêmio? É um direito que a pessoa tem” , observou. Santos destacou que neste ano, a quantidade de brasileiros com mais de 60 anos representa 12% da população do país. Em 2050, estima-se que 65 milhões de pessoas estarão em condições de receber benefícios da Previdência, ou seja, 30% da população. Como consequência, os brasileiros deverão contribuir por mais tempo.

Durante o fórum, o novo Fundo de Previdência Complementar do Rio de Janeiro (RJPREV) foi apresentado pelo diretor-presidente Gustavo Barbosa. Ele destacou que o fundo tem passivo de cerca de R$ 122 bilhões. Houve reestruturação do sistema previdenciário, que será consolidada em 2013, com uma economia de R$ 300 milhões de despesas do estado.

“Com a implantação da previdência complementar, limita-se o teto do INSS”, ressaltou Barbosa. Caso o benefício esteja situado acima do valor do teto, o servidor deverá compartilhar uma contribuição com o Estado. O novo fundo representa uma evolução do governo fluminense.