Evelyn Levy apresenta desafios da gestão no contexto de crise

Na manhã desta quinta-feira (1º), durante o 101º Fórum Consad, em Belém (PA), a consultora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Evelyn Levy, ministrou a palestra “Desafios da Gestão Pública no Contexto de Crise”. Na ocasião, Evelyn Levy apresentou resultados do estudo que compara o comportamento dos países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) diante da crise econômica e política.

A OCDE atua nos âmbitos internacional e intergovernamental e reúne os países mais industrializados do mundo e alguns países emergentes, como México, Chile, Coreia do Sul e Turquia. Na esfera da organização, os representantes efetuam o intercâmbio de informações e alinham políticas, com o objetivo de potencializar seu crescimento econômico e colaborar com o desenvolvimento de todos os demais países membros.

Evelyn Levy chamou a atenção para os problemas que os países enfrentam e que interferem diretamente na administração pública. De acordo com o levantamento realizado pela consultora, o PIB americano, de 1947 a 2000, teve um crescimento de 2,2%. Já de 2001 a 2015, o país apresentou o PIB de 0,9%, o que é considerado baixo para o desenvolvimento. “Ultimamente, existe uma indagação, por parte dos economistas, se está havendo um processo de desglobalização. O que está acontecendo é que esses países estão passando por grandes problemas, como o baixo crescimento econômico e a baixa produtividade, além do aumento das desigualdades sociais”, destacou.

Essa insegurança econômica e política desencadeia reações, como a desconfiança de partidos políticos e a crise de representação. “Felizmente ou infelizmente esses dados nos mostra que não estamos sozinhos. Mas nos alerta que o desenvolvimento está ligado à boa gestão”, afirmou Evelyn Levy.

A consultora citou ainda as analises de Martin Lodge e Christopher Hood, acadêmicos na área da gestão pública. Segundo os especialistas, os estados podem ser definidos como: direcionador, estado que assumiu de volta pra si atividades que estavam sob responsabilidade de terceiros; vazio, que contrata o setor privado para realizar serviços como estratégia de alavancar a economia; baseado no comunitarismo local, que se alicerça nas várias organizações não governamentais; e precariamente reativo, pior quadro possível, pois é assumido por governos quase falidos.

“A governança é mais que um insumo ao desenvolvimento econômico. Uma sociedade coesa é uma sociedade na qual os cidadãos têm um elevado grau de confiança em seus governos e suas administrações públicas e alto grau de engajamento de seus cidadãos”, finalizou Evelyn Levy. O 101º Fórum Consad segue até amanhã (2/09). Esta edição conta com o apoio do Governo do Pará, Banpará, Techne, Ibade, AZ Tecnologia em Gestão, Fácil Soluções, KPMG, Capemisa e Zetra.

101º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração

Data: 1 e 2 de setembro de 2016
Local: hotel Atrium Quinta de Pedras

Assessoria de Imprensa do Consad
Ana Carla Sodré – (61) 99131-8680 / anacarla@apcomunicacao.com.br
Mariana Pereira – (61) 98116-3520 / marianapereira@apcomunicacao.com.br