Estratégias para o desenvolvimento econômico

Perspectivas para o desenvolvimento brasileiro e os desafios de superar as desigualdades foram os temas tratados pelo presidente nacional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, durante a 92ª edição do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração e o 56º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento. O evento teve início na manhã de hoje (21), no hotel Laje de Pedra, em Canela (RS). Na presença de secretários de Estado de todo o Brasil, Clemente sustentou que há quatro dimensões necessárias para pensar o desenvolvimento econômico: bem-estar, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e democracia.

A linha de discurso do palestrante defendeu a importância da existência de um espaço público de debate para a construção de interesses amplos para o país: “Vemos um déficit de capacidade de negociação política. Observamos, no ambiente de discussão pública, um embate que não se transforma em negociação de escolhas”, disse.

O presidente do Dieese sugere que a possibilidade de cooperação no espaço da negociação de mercado seja a saída para determinar estratégias de desenvolvimento econômico maiores: “Um Estado têm que fazer escolhas e escolhas apresentam riscos. Por isso, é importante que haja esta cooperação entre sujeitos econômicos e políticos, que têm projetos diferentes. Basta que os sujeitos tenham entendimento e não concordância com o que o outro pensa”, completou.

Clemente destacou, ainda, a importância do desenvolvimento industrial e, junto com isto, uma visão mais complexa da distinção entre indústria, serviços e agricultura. “Temos que enxergar que a indústria contém o serviço e que a agricultura se fortalece com desenvolvimento industrial. Por isso, acreditamos que a qualidade do desenvolvimento econômico passa por uma estratégia de desenvolvimento industrial”, finalizou.

* Colaborou Camila Gonçalves, assessora de comunicação da
Secretaria da Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Sul
Assessoria de Imprensa Consad – AP Comunicação

Mariana Pereira / marianapereira@apcomunicacao.com.br / (61) 3223-0043 e (61) 8116-3520

Paula Fonseca / paulafonseca@apcomunicacao.com.br / (61) 3223-0043 e (61) 8131-8073