Estratégias para divulgar as ações do Consad nos Estados

GT de Comunicação do Consad se encontrou em Brasília para traçar metas para 2014

A consultora Evelyn Levy reuniu-se, no dia 21 de janeiro, com os jornalistas que assessoram as secretarias estaduais da Administração/Gestão e compõem o Grupo de Trabalho de Comunicação do Consad para um workshop sobre gestão pública e como melhor explorar o tema na mídia e nas publicações internas da instituição. O encontro aconteceu na sede do conselho, em Brasília, com a participação de gestores da comunicação da Bahia, do Ceará, do Distrito Federal, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Durante a sua apresentação, a consultora explicou a diferença entre gestão pública e política pública. “São conceitos bem diferentes. A política pública envolve mais a questão de estratégia e é resultado da gestão pública”, comparou. Segundo Evelyn, as políticas públicas surgem a partir do momento que a sociedade passa a conversar, discutir e fazer deles um assunto que se torne pauta da agenda pública. “Dependendo do enfoque, pode ser que atraia até um interesse midiático”, ressaltou.

Muitos desses temas, aliás, integram a programação dos painéis do VII Congresso Consad de Gestão Pública – Por uma Gestão Sustentável, que será realizado entre os dias 25 e 27 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal. “Uma das grandes contribuições do Congresso Consad foi criar uma comunidade epistêmica”, defendeu Levy. Ou seja, o evento consolidou redes de estudiosos em áreas especificas do conhecimento, no caso a Gestão Pública.

Ações para 2014
No dia seguinte (22), os assessores definiram um plano de ação para 2014, considerando o ano atípico em que o País sedia a Copa do Mundo de futebol e realizará eleições Presidenciais. Com a ajuda de Cláudia Valenzuela, diretora de Governo e Setor Público da EY (Ernst & Young), eles analisaram os pontos fracos e fortes do GT, estruturaram seu funcionamento e traçaram uma estratégia de divulgação do Congresso Consad, selando a participação efetiva dos estados em âmbito regional.

Para Eduardo Diogo, presidente do Consad, o evento é de suma importância para a integração dos jornalistas que integram a rede de comunicação e, consequentemente, para que os objetivos propostos sejam plenamente alcançados. “A mídia é um termômetro da sociedade e podemos usar os temas dos painéis para sugerir intervenções estratégicas que ajudem a exaltar os projetos bem-sucedidos em gestão pública e, é claro, a fortalecer o nome do Consad”, defendeu o presidente referindo-se ao Congresso. “Esse é o maior legado que podemos deixar para os próximos gestores que administrarão o conselho após esta gestão”, concluiu.