Debate sobre a Agenda de Gestão Pública reúne 25 estados

Debate sobre a Agenda de Gestão Pública reúne 25 estados

 Secretário Eduardo Diogo destaca compromissos com a melhoria da gestão

 Com a participação de quatro secretários estaduais e de técnicos de 25 estados e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), foi concluída a Oficina Preparatória para definição de uma agenda comum entre a União e estados, com o objetivo de melhorar a gestão pública e o atendimento ao cidadão. A iniciativa do MPOG, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD) e Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (CONSEPLAN),  teve como foco traçar as diretrizes do Pró-Cidadão – programa instituído para melhorar a prestação dos serviços públicos nas áreas de educação, segurança pública e ação social. Participaram os secretários Eduardo Diogo, do Planejamento e Gestão do Ceará e presidente do CONSAD, Flora Valadares, Secretária da Gestão Administrativa do Acre, Livânia Maria Farias, secretária da Administração da Paraíba, e Lúcio Mascarenhas, secretário da Administração do Tocantins.

Ao falar durante o encerramento da Oficina, no inicio da tarde desta terça-feira, dia 18, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o secretário e presidente do CONSAD, Eduardo Diogo, destacou a presença de 25 estados como uma demonstração da “mobilização e do interesse dos secretários em debater a gestão pública do país, para que se possa cada vez mais levar os melhores serviços aos cidadãos”. Eduardo Diogo ressaltou o apoio do BID e do MPOG, acrescentando que o CONSAD “estará sempre à disposição para debater a gestão pública do país, não como parceiro, mas como aliado”.

O secretário da SEPLAG e presidente do CONSAD lembrou o encontro programado para o dia 10 de outubro, novamente em Brasília, dentro da programação do 87º Fórum do colegiado, quando haverá um Café Parlamentar com a presença de senadores e deputados que integram a Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública.

Para Pedro Farias, representante do BID, “todos devem trabalhar em paralelo, de maneira convergente e articulada, um reforçando o outro para que haja o êxito mútuo”. Sugere que haja um acompanhamento que “permita a identificação dos problemas e se possa aproveitar, permanentemente, as lições apreendidas”. Valéria Salgado, representante do Ministério do Planejamento, afirmou que o CONSAD tem sido um grande aliado e disse que a importância dessa aliança “é fundamental para a gente avançar na gestão pública”. Valéria Salgado entende que “precisamos de integração, de articulação, do financiamento e do apoio do BID. Agora precisamos também dessa integração, dessa articulação”, com os estados.

A Oficina Preparatória contou ainda com a participação da assessora especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Paula Ravanelli Lousada, e do secretário do Planejamento do Distrito Federal e vice-presidente do CONSEPLAN, Luiz Paulo Barreto.