Consad planeja missão técnica à Coreia do Sul

A previsão é de que a comitiva visite o país em 2015 a fim de conhecer práticas que ajudem a modernizar a gestão pública brasileira 

Depois das missões técnicas à Espanha, ao Reino Unido, aos Estados Unidos, ao Canadá, ao Chile e à Austrália, o Consad planeja, para 2015, uma visita à Coreia do Sul. A ação, segundo o presidente do Consad, Eduardo Diogo, é uma grande oportunidade de intercâmbio que a atual gestão deixa para os futuros secretários, que tomam posse no ano que vem.  

A presidente da e-Stratégia Pública, Florencia Ferrer, está à frente da programação da viagem e acredita que, além de possibilitar a troca de informações entre as nações, as missões “resultam em importantes acordos de cooperação que aceleram o processo de aprendizado e experiência, principalmente com a Coreia do Sul, que é considerado um dos países mais desenvolvidos do mundo”.  

Na ocasião, a comitiva, que também contará com conselheiros do Conseplan, irá conhecer temas relacionados à gestão, atendimento ao cidadão e práticas em energias renováveis. De acordo com Florencia, o interesse da missão partiu do próprio governo coreano. “Eles querem muito trabalhar em parceria com o Consad e o Conseplan, especialmente na questão de patrocínio de aliança público-privada”, comentou. 

Segundo ela, esse tipo de aliança é muito comum entre a Coreia do Sul e os países da América Latina, como o Equador e a Costa Rica. No entanto, as iniciativas no Brasil ainda são poucas. “Acredito que podemos contribuir para construir uma agenda comum entre os países”, concluiu a presidente da e-Stratégica Pública.

Texto: Paula Fonseca | Assessoria de Imprensa – Consad
Foto: Roberta Quixadá