Consad e Enap firmam parceria para oferta de cursos de capacitação para o funcionalismo público

Os cursos serão gratuitos para os membros do Conselho e abordará temas como liderança, transformação digital e gestão de pessoas 

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) firmou mais uma parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para oferecer cursos de capacitação aos membros do Conselho. A proposta é que seja retomado o Projeto Liderando para o Desenvolvimento, realizado em 2020 com a participação dos Secretários e gestores das Secretarias de Administração/Gestão de todos estados.

Segundo o presidente do Consad, Fabrício Marques, o primeiro curso tem previsão de início no trimestre de maio a julho e contará com um time de especialistas renomados. “Estamos trabalhando para ampliar a oferta de capacitação pois sabemos da importância da qualificação dos servidores para a melhoria da prestação do serviço público. Neste momento, é essencial intensificar os diálogos e pensar em soluções criativas de modernização da máquina pública. Todos os cursos serão gratuitos, sem custos para o governo ou para o servidor e contará com a participação de professores e especialistas conceituados”, explica o presidente.

O encontro virtual para formatação do projeto, realizado nessa quinta-feira (25), contou com a presença do presidente do Consad, Fabrício Marques; dos representantes do Grupo de Trabalho sobre Transformação Digital (GTD), Cida de Oliveira; do Grupo de Gestão Estratégica de Pessoas, representado por Marília Lins, Silvana Dourado e Sérgio Figueiredo; do Grupo de Trabalho sobre Rede de Escolas de Governo, representado por Adriana Barbosa e Maria Isabel; além dos representantes da ENAP, Rodrigo Torres, diretor de Educação Executiva, Paulo Marques, diretor de Desenvolvimento Profissional e Isadora Lacava, assessora Técnica/Coordenação-Geral de Capacitação de Altos Executivos.

O curso Liderando para o Desenvolvimento, envolve as temáticas do Grupo de Trabalho de Gestão Estratégica de Pessoas e Grupo de Trabalho de Transformação Digital do Consad, bem como suas redes de contatos, com secretários, secretários executivos, coordenadores e demais integrantes. Para desenvolver o seu conteúdo, será necessário primeiramente entender as expectativas das demandas em termos de público, carga horária, temáticas e metodologias, para que as informações atendam às necessidades do funcionalismo público de cada estado.

Gestão e liderança

A proposta dos cursos é que sejam conciliados os aspectos técnicos de gestão com elementos também de liderança, como tópicos comportamentais, gestão de equipes baseada em resultados, alto desenvolvimento, coordenação e colaboração em redes, entre outras perspectivas semelhantes.

Nesta nova edição, o curso também será aperfeiçoado em moldes mais atuais para as lideranças executivas dos estados, seus assessores, responsáveis por projetos de transformação digital e gestores estratégicos de pessoas, inclusive facilitando o acompanhamento frente às dificuldades operacionais impostas pela pandemia.

O projeto tem sido trabalhado para duração de 40 horas com peculiaridades na questão da divisão do tempo. O conteúdo será ministrado entre cinco e sete semanas, com oito horas semanais, e com duas horas a duas horas e meia, conforme o dia. As informações com datas, horários e programação específicas serão divulgadas em breve pelo Conselho.

____

Ascom Consad