Consad Express reúne mais de 200 servidores públicos de todo o Brasil em Alagoas
Evento realizado em Alagoas abordou temas sobre a gestão pública, formação de lideranças, cultura de excelência e integrou o 120° Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração

Secretários e técnicos da administração pública de todo o Brasil participaram do Consad Express 2021 e do 120° Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração, que ocorreu entre os dias 30 de novembro a 03 de dezembro, em Alagoas. Ao todo, mais de duzentos servidores públicos e secretários de todo o Brasil se reuniram no Estado para discutir os desafios e perspectivas da gestão pública, reforma administrativa, fortalecimento dos governos, desenvolvimento sustentável e transições de governos.

Entre os dias 30 de novembro a 01 dezembro, o evento teve como foco as reuniões dos membros dos GTS do Consad – que aproveitaram a oportunidade para planejar e estabelecer metas para 2022. Já de 02 a 03 de dezembro, foi realizado o 120° Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração, que contou com diversas palestras e painéis. Entre as rodadas de conversas dos secretários no dia 02 de dezembro, o público contou com palestras, a exemplo da “A Grande Reinicialização do Mundo”, com Sabina Deweik; “Big Data Analytics: Transparência para cidadania, governança para decisão”, com o professor Poty Rodrigues de Lucena.

Já no dia 03, foi a vez do “Bate papo CLP”. Com o tema “Os desafios do próximo ano e a importância de uma organizada transição de governo”, o presidente do CLP, Tadeu Barros, o presidente do Consad, Fabrício Marques, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza – que participou de forma virtual -, discutiram os desafios da gestão pública no próximo ano. 

No último dia do evento,  os temas foram: “A Reforma Administrativa e a implementação da Gestão do Desempenho para o fortalecimento dos Governos”, com Renata Vilhena e “As vantagens da construção de políticas públicas com foco no desenvolvimento sustentável: controle social, parâmetros ESG e Agenda 2030”, com Gabriella Ferolla. – 

De acordo com o presidente do Consad, Fabrício Marques Santos, o encontro foi uma oportunidade ímpar para os gestores trocarem experiências.

“Este é um momento muito especial para nós. Depois de mais de um ano de encontros apenas virtuais, o Consad volta a se reunir presencialmente. Temos aqui mais de 200 técnicos e secretários de todo o país para uma ampla discussão sobre a gestão pública e, então, balizar os debates para o congresso do Consad, em março. Sairemos daqui com contribuições importantes sobre a gestão pública e mais qualificados para os desafios do dia a dia”, destacou o gestor.

Por meio dos Grupos de Trabalhos (GT’s) o Consad tem buscado fomentar, cada vez mais, discussões em prol do desenvolvimento da governança pública, assim como incentivar lideranças na difusão de uma cultura de excelência e na proteção do interesse público.

O evento realizado em Alagoas também teve como foco as temáticas específicas dos Grupos de Trabalho (GTs) do Consad: Ciência de Dados, Ativos, Concessões e PPPs, Escolas de Governo, Transformação Digital, Compras Públicas, Gestão de Pessoas e Comunicação.

O Consad Express, realizado pelo Consad, contou com a co-realização do Governo de Alagoas e parceria institucional da Fundação Dom Cabral, Centro de Liderança Pública, Houer, BID, Capemisa, Ibade, Techne e Claro. 

XI Congresso Consad de Gestão Pública

No encontro, também foi discutido a realização do XI Congresso Consad de Gestão Pública, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de março de 2022, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. As inscrições para submissões de propostas de trabalhos podem ser realizadas até o dia 15 de dezembro de 2021, através do site: https://congressoconsad.com.br/

—-

Cláudia Leite / Ascom Consad