Consad e BID publicam pesquisa sobre transformação digital nos governos brasileiros

A pesquisa Transformação digital dos governos Brasileiros: Satisfação cidadã dos usuários de serviços digitais nos estados e Distrito Federal, lançada na última quinta-feira (18/03), aponta a evolução da transformação digital nos governos estaduais no último ano e a ‘satisfação cidadã’ dos usuários de serviços públicos digitais nas unidades federativas. O estudo, com dados das cinco regiões e dos 26 estados mais o Distrito Federal, revela que entre 45% e 69% dos entrevistados afirmaram conhecer e confirmaram sua satisfação com os serviços públicos digitais estaduais e afins.

O trabalho é resultado de uma parceria do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), por meio do Grupo de Trabalho para a Transformação Digital (GDT), com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esse estudo teve como objetivo reunir informações sobre a adaptação dos cidadãos ao mundo digital, seu nível de conectividade e uso de internet, sua avaliação sobre a oferta de serviços públicos digitais e a experiência com serviços digitais oferecidos pela iniciativa privada, além de outros aspectos.

“Um dos grandes objetivos do governo é atender de forma célere, democrática e transparente o cidadão em todas as formas de serviços públicos. Com as ferramentas digitais, muitos serviços que os estados ainda tinham dificuldade em oferecer ao cidadão, se tornam possíveis por meio do uso dessas tecnologias”, afirma Fabrício Marques Santos, presidente do Consad.

O gestor tem acompanhado os avanços no setor privado e afirma que os governos precisam intensificar ainda mais investimentos nessa agenda para tornar a gestão pública mais moderna, célere e com real capacidade de atender às principais demandas sociais. “Essa pesquisa vem em boa hora, principalmente porque vai nos permitir fazer desenhos ainda mais adequados da utilização das plataformas digitais. Nós identificaremos com muito mais clareza, o que de fato é importante para a população e onde é preciso priorizar neste primeiro momento, porque se trata de uma agenda ampla”, explicou o presidente.

Dados quantitativos

De acordo com levantamento, os estados brasileiros apresentam níveis de conexão à internet por wi-fi em casa entre 72% e 93%. Pelo celular, esse índice varia entre 90% e 98%. Em relação aos níveis de adaptação com pouca dificuldade da população ao mundo digital os percentuais variaram entre 80% e 96%. Já o grau de dificuldade de utilização dos serviços digitais estaduais oscilou entre 24% e 60%. No que diz respeito à confiança na proteção de dados pessoais pelos governos estaduais a margem ficou entre 31% e 60%.

Os números compilados revelaram que acesso à internet wi-fi em casa está divido em 83,7% para região Nordeste; 84,2% para região Norte; 85,2% para região Centro-Oeste; 90,3% para região Sudeste e 90,5% para a região Sul. A média brasileira é de 86,7%. Por outro lado, o acesso à internet móvel pelo celular está segmentado com 93,7% para a região Nordeste; 93,9% para a região Centro-Oeste; 95,1% para a região Sudeste; 95,6% para região Norte e 96,2 para a região Sul. A média brasileira é 94,7%.

Dificuldades

O levantamento também aponta o nível de dificuldade que os cidadãos apresentam ao utilizar os serviços digitais de cada estado. O problema foi confirmado na região Sul (40,6%); região Centro-Oeste (42,7%); região Nordeste (43,1); região Norte (48,1%) e região Sudeste (48,5%). A média brasileira foi de 44,8%.

Os dados nesse levantamento podem ser verificados estado a estado com detalhes, por exemplo, na avaliação dos serviços digitais. No estado do Amazonas, por exemplo, 41% dos entrevistados afirmaram desconhecer ou nunca ter utilizado os serviços digitais federais, 26% os serviços digitais estaduais, 41% os serviços digitais municipais e 0 os serviços digitais oferecidos pelo setor privado.

Em Alagoas, 26% dos entrevistados afirmaram desconhecer ou nunca ter utilizado os serviços digitais federais, 26% os serviços digitais estaduais, 45% os serviços digitais municipais e 1% os serviços digitais oferecidos pelo setor privado. Na Bahia, 35% dos entrevistados afirmaram desconhecer ou nunca ter utilizado os serviços digitais federais, 43% os serviços digitais estaduais, 53% os serviços digitais municipais e 0 os serviços digitais oferecidos pelo setor privado.

Em São Paulo, 24% dos entrevistados afirmaram desconhecer ou nunca ter utilizado os serviços digitais federais, 26% os serviços digitais estaduais, 39% os serviços digitais municipais e 0 os serviços digitais oferecidos pelo setor privado. No estado do Rio de Janeiro, 29% dos entrevistados afirmaram desconhecer ou nunca ter utilizado os serviços digitais federais, 32% os serviços digitais estaduais, 47% os serviços digitais municipais e 1% os serviços digitais oferecidos pelo setor privado.

Já no Rio Grande do Sul, 28% dos entrevistados afirmaram desconhecer ou nunca ter utilizado os serviços digitais federais, 32% os serviços digitais estaduais, 37% os serviços digitais municipais e 0 os serviços digitais oferecidos pelo setor privado.

Finalidade

O objetivo do estudo foi coletar informações sobre a adaptação dos cidadãos ao mundo digital, seu nível de conectividade e uso de internet. Além disso, também registrou a avaliação das pessoas sobre a oferta de serviços públicos digitais (com foco no nível estadual, mas também com perguntas sobre os níveis federal e municipal). Os dados, entre outros temas, revelaram ainda a experiência com serviços digitais oferecidos pela iniciativa privada.

A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2020, com amostras representativas da população de cada unidade federativa, com idade superior aos 16 anos, entrevistando 13.250 pessoas. As contas foram conduzidas com base sem método CATI (Computer-assisted Telephone Interviewing, entrevista por telefone assistida por computador ou entrevista telefônica assistida por computador), que é uma técnica de coleta de dados pela qual o entrevistador executa um plano de as perguntas que pode ser personalizado de acordo com as respostas de cada entrevistado. O intervalo de confiança da pesquisa é estimado em 95%, e a margem de erro elevada estimada para a amostra é de 1 ponto percentual para mais ou menos sobre os resultados encontrados.

Responsável pelo desenvolvimento do trabalho, o Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF (GTD.GOV) é uma rede nacional que reúne especialistas em transformação digital dos Governos Estaduais e Distrital de todo o País. Criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD) e ABEP, o GTD.GOV é formado por servidores e empregados públicos que atuam de forma totalmente voluntária.

Confira a pesquisa na íntegra: https://bit.ly/3d99x3h

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Ascom Consad