Consad e ABEP desenvolvem agenda institucional em prol da Transformação Digital nos Estados

Reuniões institucionais visam difundir e fortalecer a atuação conjunta dos Estados para a Transformação Digital

Visando fortalecer as parcerias institucionais e o engajamento de instituições do Governo Federal, do Legislativo e do setor produtivo para o desenvolvimento do Governo Digital nos Estados e DF, o CONSAD e a ABEP-TIC promoveram uma agenda de reuniões em Brasília/DF, nos dias 18 e 19 de novembro, junto a instituições relevantes para a Transformação Digital no Brasil.

As reuniões foram realizadas com a Confederação Nacional das Indústrias, Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, com o Deputado Federal Felipe Rigoni, relator do projeto de Lei 3443/2019 (Governo Digital) e o com o SEBRAE Nacional.

Os encontros tiveram o objetivo de apresentar os resultados do Grupo de Trabalho para a Transformação Digital do CONSAD e da ABEP-TIC (GTD.GOV) com ênfase nas áreas de Governança e Arquitetura Corporativa para a Transformação Digital bem como no desenvolvimento de estratégias para a transformação de serviços públicos. Além disto, foram explorados temas como a priorização da Transformação Digital na agenda federativa do Brasil e para o setor produtivo brasileiro bem como o estabelecimento do Marco Legal do Governo Digital, decorrente da lei que será sancionada em decorrência do PL 3443/2019.

Com o intuito de exemplificar os benefícios que já são proporcionados pela Transformação Digital, a divulgação e difusão de serviços como a  Carteira de Trabalho Digital foi um dos assuntos tratados nas reuniões. A popularização deste tipo de serviço contribui para que a sociedade brasileira passe a se beneficiar da Transformação Digital e que demande que a maioria dos serviços públicos sejam digitais, no nível Federal, Estadual e Municipal.

Todavia, a aceitação e difusão de serviços digitais como a Carteira de Trabalho Digital dependem fundamentalmente do engajamento do setor produtivo. Neste sentido, as reuniões com a CNI e o SEBRAE foram importantes para esta sensibilização para que haja uma agenda conjunta de trabalho nos Estados.

As instituições que participaram das reuniões além de reconhecer o relevante trabalho desenvolvido pelo CONSAD e pela ABEPTIC, também deverão incorporar os trabalhos desenvolvidos pelo GTD.GOV nas suas estratégias de relacionamento com os Estados e o Distrito Federal.

Um destaque para o SEBRAE, que desde 2017 organizou um comitê integrado de Transformação Digital, no SEBRAE Nacional e nos Estados, cujos objetivos estratégicos são semelhantes ao do GTD. A partir desta reunião foram abertas diversas possibilidades para trabalhos em conjunto entre o SEBRAE e os Governos Estaduais.

A secretária Executiva do CONSAD, Elizabeth Campos, a secretária Executiva da ABEP-TIC e subsecretária de Tecnologia da Informação do GDF, Márcia Sabino Duarte, a diretora Executiva e o assessor de Relações Internacionais do Movimento Brasil Competitivo, Tatiana Ribeiro e Igor Novaes e o coordenador do GTD.GOV pelo CONSAD e superintendente de Produção da Informação do Governo de Alagoas, Thiago Ávila, representaram o grupo de trabalho nas reuniões.