Congresso Consad reúne 2 mil pessoas para debater boas práticas de gestão

Brasília (01/06) – Combate a corrupção, transparência e controle social serão alguns dos temas debatidos na 5ª edição do Congresso Consad de Gestão Pública, maior evento de discussão sobre o tema no país, que acontece entre os dias 04 e 06 de junho, em Brasília.

Neste ano o evento ocorre em um momento desafiador para a administração pública brasileira em todos os níveis: a entrada em vigor, em maio deste ano, da Lei de Acesso à Informação. A nova lei obriga estados, municípios e governo federal a dar publicidade a seus processos administrativos. Do ponto de vista da transparência, o Brasil dá um salto de qualidade rumo à construção de mecanismos efetivos de controle social. Entretanto, há um grande desafio para que as estruturas de gestão existentes na administração pública se adaptem à essa nova realidade do país.

Organizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Administração (Consad) o evento reúne cerca de 2 mil pessoas, entre gestores, consultores, especialistas, acadêmicos e funcionários públicos das cinco regiões do país. Durante três dias, serão apresentados 185 trabalhos, divididos em painéis que tratam de cinco grandes temas: Gestão da Despesa Pública e da Transparência (Accountability) Financeira; Gestão de Recursos Humanos, Estrutura do Setor Público; Formas Alternativas de Ofertas de Serviços Públicos e Reformas pelo Lado da Demanda.

Os trabalhos apresentados refletem experiências de boas práticas de gestão realizadas em todas as regiões do país e no governo federal. São projetos ocorridos no âmbito de Secretarias de Saúde, de Segurança Pública, de Educação, de Administração, de ministérios e de ONGs para citar alguns exemplos. Essa multiplicidade de cases oriundos de áreas tão diversas revela o amadurecimento da administração pública brasileira. Entre o congresso de 2011 e o deste ano, cresceu 62% o número de trabalhos apresentados sobre o tema Gestão da Despesa e da Transparência (Accountability). Isso reflete a preocupação com a transparência em todo o país.