Comitê Científico seleciona os trabalhos para o Congresso Consad

Especialistas estão na sede do Conselho, em Brasília, para escolher os projetos científicos que integrarão a programação do maior evento de gestão pública do País

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) recebeu 555 inscrições de propostas de trabalhos científicos para o Congresso Consad de Gestão Pública – um aumento de 8% em relação ao ano passado. Cerca de 32,57% dos projetos são oriundos do Centro-Oeste; 25,99% do Nordeste; 29,93% do Sudeste; 7,89% do Norte; e 3,62% do Sul.

Quase a metade das contribuições vem dos estados (45%), seguido da União (32%) e dos municípios (8%) – o dobro do conteúdo discutido em 2015. Aproximadamente 85% das propostas são de instituições governamentais, 11% de empresas privadas, 2,5% do terceiro setor e 1,5% de organizações internacionais.

Desse total, 152 serão selecionados pelo Comitê Científico, que se reúne nesta quarta-feira (9), na sede da entidade, em Brasília. Os escolhidos irão integrar a programação da 9ª edição do evento, em 50 painéis que tratam de gestão de pessoas na área pública; gestão por resultados, monitoramento e avaliação; governança, participação e controle social; governo eletrônico e transparência; novos formatos organizacionais; e orçamento, contabilidade, finanças, compras e patrimônio.

O anúncio das propostas selecionadas será realizado neste sábado (12), no site do Conselho (www.consad.org.br). Para esta edição, uma novidade: alguns trabalhos receberão menção honrosa e, embora não sejam apresentados durante os painéis, estarão disponíveis no Banco do Conhecimento, plataforma on-line que agrupa os projetos apresentados nas edições anteriores do congresso e dos fóruns da entidade.

A presidente do Consad e secretária da Administração do Pará, Alice Viana, também esteve na reunião e exaltou a qualidade dos trabalhos, que “servem de experiência, de compartilhamento, de intercâmbio de informações e de conhecimento multiplicado pelas diferentes regiões do Brasil, otimizando o uso de recursos públicos e promovendo o fortalecimento da gestão pública”, ressaltou.

COMISSÃO JULGADORA
O Comitê Científico é coordenado pela consultora do Consad, Evelyn Levy, e conta com a participação da diretora do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Fátima Cartaxo; do subsecretário de Gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro, Flávio Alcoforado; dos professores da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Coelho e José Carlos Vaz; do professor da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Gomes; do representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Ciro Christo; e da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Arlete Araújo.

Com informações da Ascom/Consad