Começa, no Rio de Janeiro, o 95º Fórum Consad

Titulares e representantes das Secretarias de Estado da Administração/Gestão se reúnem no Rio de Janeiro para discutir temas nacionais relevantes à gestão pública

O 95º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração começou, nesta quinta-feira (31), no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro. Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o encontro segue até sexta-feira (1º) e discute a modernização da gestão pública brasileira focada em resultados.  

Nesta edição, participam os secretários de Estado e representantes da Administração/Gestão de Alagoas, da Bahia, do Ceará, do Distrito Federal, de Goiás, do Espírito Santo, do Maranhão, de Minas Gerais, do Paraná, do Piauí, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte e de Tocantins.  

Na cerimônia de abertura, Eduardo Diogo, presidente do Consad, revelou uma curiosidade sobre o lema do brasão do Estado do Rio de Janeiro, que diz: “gerir a coisa pública com retidão”. Para o também secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, o maior desafio dos estados é colocar a gestão pública brasileira como o centro da pauta nacional.  

Segundo o presidente do Consad, “nos bastidores, a gestão é a grande protagonista dos resultados, mas, para o cidadão comum, é praticamente anônima: só na hora em que não funciona é que aparece”, justificou. “O nosso objetivo é tentar com que os cidadãos e todas as pessoas que trabalham em prol deste País deem os devidos créditos a este assunto, que é abstrato, mas absolutamente veemente”, complementou.  

Agenda intensa
Eduardo Diogo ainda falou sobre a programação do 95º Fórum Consad, cuja agenda contempla temas referentes às ciências políticas (não na vertente partidária), macroeconomia e a agenda comum entre o Consad, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan). “Temos pautas de interesse mútuo e, provavelmente em novembro, em Brasília, vamos ter os três conselhos reunidos”, antecipou.  

Ele também deu às boas-vindas a Francisco Caldas, recém-empossado como secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro e anfitrião do evento. “Ganha o Consad com a sua presença mais ativa e a sua competência de grande destaque. O Francisco esteve conosco na missão do Canadá aos Estados Unidos no ano passado e agregou bastante”, relembrou.  

Francisco Caldas afirmou a alegria de sediar o 95º Fórum Consad: “O Rio já participou de outras ocasiões deste Fórum, mas vai sempre estar na fila para ser palco dessas discussões, que nos ajudam a enfrentar os desafios da Administração Pública”. O secretário acredita que o Consad é um importante espaço para a troca de experiências, que podem servir de exemplo para todos os estados. “Tivemos uma verdadeira reforma no Rio de Janeiro, uma ideia inspirada em boas práticas no Brasil”, concluiu.

Texto: Paula Fonseca | Assessora de Imprensa – Consad
Foto: Rachel Camargo