Começa hoje o maior congresso de gestão pública do Brasil

Começa nesta terça-feira (26), às 15h, o VIII Congresso Consad de Gestão Pública, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o evento – que é considerado o maior do País e o quarto do planeta sobre a gestão pública – segue até quinta-feira (28). Na cerimônia de abertura, marca presença o Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

São esperadas mais de 2 mil pessoas por dia – entre autoridades, políticos, gestores, estudantes e servidores públicos das esferas federal, estadual, municipal e distrital. Para a Presidente do Consad e Secretária de Estado da Administração do Pará, Alice Viana, o Congresso reúne as melhores práticas desenvolvidas nos dias de hoje em todos os cantos do País, o que “é de extrema importância diante da crise econômica que reflete diretamente nas administrações públicas. É preciso, mais do que nunca, praticar o princípio da eficiência”, disse.

A programação contemplará 57 painéis com apresentações de 165 cases de sucesso. Os temas tratam de orçamento, contabilidade, finanças, compras e patrimônio; gestão de pessoas na área pública; gestão por resultados, monitoramento e avaliação; novos formatos organizacionais; governança, participação e controle social; governo eletrônico e transparência.

Melhores serviços
A conferência magna traz uma das maiores especialistas do mundo em soluções de melhoria de processos e serviços prestados ao cidadão: a canadense Maryantonett Flumian, que começou no serviço público em 1981 e, atualmente, é presidente do Instituto de Governança do Canadá.

Em sua estreia no Congresso, Maryantonett Flumian apontará os “Caminhos para a melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços públicos”, fazendo um comparativo entre o Brasil e o seu país. O Canadá se destaca por ser um dos países mais desenvolvidos do mundo e ter uma gestão eficiente e eficaz, totalmente centralizada no cidadão e tendo, como diferencial, o uso de avançadas tecnologias para modernizar os serviços e as formas de comunicar-se com a população.

A canadense também irá compartilhar as suas experiências na mesa-redonda “Simplificando para promover melhores serviços”, que será realizada nesta quarta-feira (27), às 9h, com a participação do especialista em modernização do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Pedro Faria.

Selo comemorativo
Na ocasião, o Consad e os Correios lançarão o selo postal e o carimbo comemorativo em alusão aos 15 anos da entidade, celebrados este ano. Os itens personalizados terão distribuição nacional e tiragem limitada para obliteração de correspondências da instituição. Outra novidade é o Espaço Brasil de Gestão Pública, estande destinado para divulgação das ações das secretarias de Administração/Gestão dos Estados.

O Congresso tem promoção e realização do Consad e da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, com apoio do Governo de Brasília e do BID. Patrocinam esta edição: Sebrae, Bradesco, Instituto Publix, ProBid, Zetra, Pwc, Fundação Dom Cabral, Funcab, Caixa, Anesp, Banpará, BMG, Banco do Brasil e Correios.

Serviço
VIII Congresso Consad de Gestão Pública
26 a 27 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Brasília)
Credenciamento a partir das 10h
Informações: (61) 3322-5520

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
AP Comunicação – (61) 3223-0043
Paula Fonseca | paulafonseca@apcomunicacao.com.br | (61) 9303-3423
Mariana Pereira | marianapereira@apcomunicacao.com.br | (61) 8116-3520