Case de sucesso na Paraíba

Tecnologia é utilizada para agilizar os processos de gestão pública e melhorar a prestação de serviços aos cidadãos paraibanos

 O 97º Fórum Consad compartilhou experiências de sucesso na gestão paraibana, como o Sistema Integrado de Gestão de Bens Públicos. Adequada às normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público, a plataforma monitora os custos de cada atividade do Estado, o que permite maior controle das ações e dos gastos públicos, sobretudo na gestão de patrimônio da região.

A tecnologia permite integrar a automatizar os processos administrativos da região, com registros de bens móveis e imóveis, equipamentos, pessoal e informações fiscais agrupados em um único software. Toda concepção do projeto foi realizada pelo Sistema Integrado de Governança do Estado (SIGE).

De acordo com a diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), Christiny Sanson, a criação desta plataforma garante o acesso irrestrito à população dos dados sobre a aplicação dos recursos públicos pelos gestores do Estado, o que possibilita avaliar o impacto da gestão pública na qualidade de vida da sociedade.

Christiny Sanson explicou que esta reformulação da gestão governamental também sintetiza a preocupação do Estado com a falta de espaço para armazenagem de papel. “É uma questão de sustentabilidade e que contribui com uma melhor dinâmica da gestão pública”, analisou. “O sistema é um conjunto de ações que busca reunir as demandas e tratá-las com o conceito de governança, permitindo aos gestores aperfeiçoar a direção e o controle das organizações”, acrescentou.

Segundo a secretária de Estado de Administração da Paraíba e 2ª vice-presidente do Consad, Livânia Farias, o sistema é algo que vem dando certo e que é “motivo de orgulho mostrar para outros estados da federação”. Ela frisou que o seu Estado tem conseguido equilibrar as finanças, fazendo investimentos estruturantes e fechando as contas em dia com os servidores e fornecedores.

Ela disse que o “estado é pequeno, mas que vem dando exemplo de como sair de uma situação difícil e com respeito à coisa pública, ousadia, políticas inovadoras e ações que aquecem e atraem novos investimentos privados”. Conforme Livânia, desde 2011 a Paraíba adotou medidas de austeridade e controle das despesas que fizeram a diferença para superar as dificuldades “e fazer mais com menos dinheiro”, frisou.

*com informações da Secom/PB

SERVIÇO
97º Fórum Consad
18 a 20 de março | Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima | João Pessoa (PB)
Consad: (61) 3322-5520 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
AP Comunicação – (61) 3223-0043
Paula Fonseca | paulafonseca@apcomunicacao.com.br
Mariana Pereira | marianapereira@apcomunicacao.com.br