Capacitação de gestores é tema abordado no VII Congresso CONSAD

Prodeg-M foi apresentado como experiência exitosa do Ceará

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), apresentou o trabalho “Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para os Municípios (Prodeg-M): a intersetorialidade como estratégia na formação dos servidores públicos municipais do Ceará”, no VII Congresso CONSAD de Gestão Pública, Por uma Gestão Sustentável. O artigo apresentado na manhã desta quarta-feira, dia 26/03, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, foi elaborado por Lena Neiva, diretora da EGP, Flora Teles, coordenadora pedagógica, e Daniel Marinho, assessor especial da diretoria.

De acordo com a diretora da EGP, Lena Neiva, “os problemas identificados na prestação de contas do município não são por má fé dos gestores, e sim por falta de conhecimento”. A partir disso, foi desenvolvido o Programa, que tem como objetivo elevar os níveis da gestão pública a patamares de excelência. “É um objetivo ousado, porém necessário dentro da realidade do Ceará”, acrescentou a diretora.

O Prodeg-M oferece aos municípios capacitação (elencadas e priorizadas de acordo com as necessidades de cada município) e técnicas de gestão em diversos eixos temáticos. Além disso, orienta a construção do Plano de Melhoria da Gestão. Em 2013, 2.291 servidores foram atendidos com o minicurso Captação de Recursos, parte do Programa.

Criado em abril de 2013, o Prodeg-M é fruto de uma parceria entre a SEPLAG, por meio da EGP; a Secretaria das Cidades, por meio do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (IDECI); O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); a Assembleia Legislativa (AL), por meio da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace); e o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).

Para Lena Neiva, o Programa só foi exitoso devido às parcerias firmadas. “Nós nos complementamos quando o limite de um é superado pela possibilidade do outro. Assim, priorizamos trabalhar junto com todos os Poderes, interinstitucionalmente e intersetorialmente”, afirmou a diretora da EGP. De acordo com ela, a ideia agora é adaptar o Prodeg-M a outras áreas. “Estamos caminhando com o Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para a Educação, o Prodeg-E”, finalizou.