Capacidade e forma de gestão das cidades

O II Congresso Consad de Gestão Pública trouxe no seu segundo dia a palestra “Novas estratégias para a gestão das cidades”, que foi ministrada pelo sócio da PricewaterhouseCoopers na área de serviços governamentais e Coordenador Mundial do Projeto Cidades do Futuro, Hazem Galal. Ele destacou a importância de estados e municípios traçarem novas estratégias na administração, com aplicações de experiências.

Hazem afirmou que, apesar dos esforços e avanços na área da gestão pública, a maioria dos estados brasileiros ainda não possui interação com seus municípios. Além disto, possuem deficiências significativas em planejamento e gerenciamento, não conseguindo ampliar seus recursos. Para solucionar o problema, segundo ele, é preciso que o gestor público saiba lidar com alguns elementos, como a concorrência mundial e o crescimento populacional. Hazem acrescentou ainda que, para um gestor ser bem sucedido, ele precisa utilizar uma nova abordagem no serviço público, buscando valorizar o diálogo e a cidadania, servindo o cidadão ao invés de dirigir clientes.

O palestrante mostrou um trabalho realizado em 2004, envolvendo 40 cidades do mundo, e que teve como foco estabelecer quais são os desafios dos gestores. Ele concluiu a palestra lançando a todos os gestores o desafio de ampliar a capacidade de planejamento e gestão. Para isto, segundo Hazem, os estados precisam ter uma interação com os municípios através de políticas estaduais e federais, fortalecendo a Gestão Compartilhada . Hazem destacou ainda que, a missão maior desta gestão é contribuir de maneira significativa para que haja uma redução das desigualdades regionais e sociais.