BH sedia encontro nacional de secretários de Administração e de Planejamento

BH sedia encontro nacional de secretários de Administração e de Planejamento

Fórum Consad & Conseplan volta à capital após cinco anos e discutirá, nos dias 6 e 7, melhoria da gestão pública e do atendimento ao cidadão

O Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) e o Fórum Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad) voltam a se realizar em Belo Horizonte, nos dia 6 e 7 de dezembro. Consad e Conseplanrealizam o intercâmbio de experiências para acelerar a disseminação de boas práticas e de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública. A abertura do evento, no hotel Ouro Minas, às 9h, contará com a presença do governador Antonio Anastasia.

Também estarão presentes na abertura do Consad & Conseplan, osecretário de Planejamento e Gestão do Estado doCeará e presidente do Consad, Eduardo Diogo; o secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba e presidente do Conseplan, Gustavo Filgueira Nogueira, e asecretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, vice-presidente dos dois conselhos.

O primeiro dia do Consad & Conseplan terá a palestra inaugural “Os Estados e a Repartição Tributária Nacional”, que será feita pelo relator da Comissão de Notáveis e ex-secretário da Receita Federal do Brasil, Everardo Maciel, além do lançamento e avaliação da Agenda de Gestão entre a União e os Estados. A Comissão de Notáveis desenvolveu análises sobre a revisão das regras para amortização da dívida contratada pelos Estados e Municípios com a União, royalties do minério e critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE).

Completando a programação do primeiro dia, estarão em pauta “As Modernas Tendências na Gestão Governamental e sua Influência no Apoio do BID à América Latina e ao Brasil” e a “Agenda das Missões Internacionais 2013: agenda e definições logísticas.

Os dois fóruns discutem temas relevantes para a administração pública,com foco na modernização e na melhoria do atendimento à população, num ambiente marcado pela diversidade da realidade brasileira. Consad e Conseplanrealizam o intercâmbio de experiências para acelerar a disseminação de boas práticas e de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública.

Boas práticas

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências de sucesso realizadas por diferentes administrações estaduais, Consad e Conseplan vão apresentar iniciativas como a de Minas, no gerenciamento de Parcerias Público-Privadas.

O trabalho será apresentado pelo gerente Executivo da Unidade Central de PPP de MG, Marcos Siqueira Moraes, e vai mostrar como a associação entre o Estado e a iniciativa privada pode contribuir para uma boa prestação de serviços pelos governos à sociedade.

A Lei Estadual nº 14.868/2003, aprovada em Minas, foi o primeiro instrumento dessa natureza no país e, em 2006, o Estado licitou a PPP da MG-050, a primeira de Minas e do setor rodoviário no país. Nos últimos anos, esse modelo avançou para as PPPs do complexo penitenciário, do Mineirão e de Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

O Rio de Janeiro vai apresentar a experiência daquele Estado em Previdência Complementar, tema que constitui um desafio para o setor público brasileiro. A legislação que cria o fundo complementar para o servidor fluminense foi aprovada este ano pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O tema será apresentado por Paulo Cesar Santos, diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes da Secretaria de Previdência Complementar, Paulo Cesar Santos, e pelo presidente da Rio Previdência – Secretaria de Estado de Planejamento do Rio de Janeiro (Seplag/RJ), Gustavo Barbosa.

Missões internacionais 2013

A Agenda das Missões Internacionais 2013, projeto de cooperação internacional financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), promoverá o intercâmbio de experiências internacionais entre os secretários de Estado de administração do Brasil e gestores públicos dos Estados Unidos, Canadá e Chile em 2013. A iniciativa conta com o apoio do governo espanhol e tem como principal objetivo capacitar os gestores responsáveis pela modernização da gestão pública nos estados brasileiros.

Programação Fórum Consad & Conseplan

6 de dezembro de 2012

8h30
Recepção aos Convidados e Credenciamento

9h
Solenidade de Abertura: Salão Tiradentes- Governador do Estado de Minas Gerais Antonio Augusto Anastasia

– Conselheiro Eduardo Diogo, Secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará e Presidente do Consad

– Conselheiro Gustavo Filgueira Nogueira, Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba e Presidente do Conseplan

– Conselheira Renata Maria Paes de Vilhena, Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais e Vice-Presidente do Consad e do Conseplan

9h30
Palestra Inaugural: Os Estados e a Repartição Tributária Nacional

– Everardo Maciel, Relator da Comissão de Notáveis e ex-Secretário da Receita Federal do Brasil

10h30
Pausa para o Café, Foyer do Salão Tiradentes

11h
Parceria Público Privada (PPP) – Experiência de Minas Gerais

– Marcos Siqueira Moraes, Gerente Executivo da Unidade Central de PPP de MG

12h30
Almoço de trabalho; Coffee Shop 1º andar

14h
Previdência Complementar

– Paulo Cesar Santos, Diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes da Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social

– Gustavo Barbosa, Presidente da Rio Previdência – Seplag – RJ

15h10
Lançamento e Avaliação da Agenda de Gestão entre a União e os Estados

– Representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

– Caio Marini, Diretor do Instituto Publix

– Evelyn Levy, Coordenadora do Comitê Científico do Consad

16h30
Pausa para o café, Foyer do Salão Tiradentes

17h00
As Modernas Tendências na Gestão Governamental e sua Influência no Apoio do BID à América Latina e ao Brasil- Carlos Santiso, Chefe da Divisão de Capacidade Institucional do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

– Pedro Farias, Especialista principal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

17h30
Agenda das Missões Internacionais 2013: agenda e definições logísticas

– Eduardo Diogo, Presidente do Consad

– Gustavo Filgueira Nogueira, Presidente do Conseplan

– Pedro Farias, Especialista principal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

– Florência Ferrer, diretora Presidente da Estratégia Pública

7/12

Os representantes de cada conselho, do Consad e do Conseplan, participam de reuniões de trabalho.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)

(31) 3915.0563 – (31) 3916.0829 – (31) 9268.0320