Benefícios das comunidades de prática para difundir bons exemplos

Neste ano, a Enap pretende lançar comunidades de práticas em diversas áreas, como compras, sistema de informações e parceria público-privada

O diretor de Desenvolvimento Gerencial da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Paulo Marques, participou, nessa quinta-feira (25), do Seminário Internacional de Compras Públicas Estaduais, em Manaus (AM).

O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), integra a programação do 100º Fórum Consad.

Em sua apresentação, Paulo Marques abordou os potenciais benefícios que as comunidades de prática, oferecidas por meio de um espaço virtual, podem trazer ao processo de aprendizagem.

Para o diretor, essas comunidades proporcionam o compartilhamento de boas práticas, solução de dúvidas, construção coletiva de conhecimento, oferecimento de recursos educacionais (como videoaulas), notícias sobre novas legislações a partir de fontes com credibilidade, além do contato permanente dos alunos com especialistas em diferentes temas, por meio de fóruns.

Segundo ele, a Enap está trabalhando para lançar comunidades de prática em diversas áreas. Até junho de 2016, a escola vai lançar uma comunidade sobre  compras, Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Parceria Público-Privada (PPP).

Com informações da Enap
Foto: Márcio Benchimol