Belém sedia o 91º Fórum Consad

Começou agora há pouco, no hotel Hilton, em Belém, o 91º Fórum Pará. Durante o evento, que reúne secretários de estado de Administração/Gestão de todo o Brasil, serão discutidas ações que promovam melhorias e inovação nas práticas de governança dos estados brasileiros. Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o encontro teve a presença do secretário da Promoção Social do Pará, Alex Fiúza, representando o governador do Estado, Simão Jatene.

De acordo com o presidente do Consad, Eduardo Diogo, a pauta de discussão da reunião reflete o atual momento de movimentações populares em que vive o País. Serão debatidos temas relacionados à melhoria da prestação de serviços à sociedade, a política de recomposição salarial e a situação fiscal dos estados. “Temos uma agenda da mais alta relevância, ainda mais nesse momento de manifestações, importantíssimo do ponto de vista social e político”, ressaltou Diogo.

A secretária de Estado de Administração do Pará, Alice Viana Soares Monteiro, anfitriã do evento, disse que o Consad tem sido “um verdadeiro mecanismo de fortalecimento do pacto federativo do Brasil”. Em sua avaliação, o interesse público sempre esteve à frente das diferenças partidárias e ideológicas dos secretários nas discussões do âmbito do conselho.

Alice pontuou, ainda, o desafio do Estado do Pará, de um quadro de 107 mil servidores distribuídos em 75 órgãos da Administração Estadual, para executar políticas públicas para 7,8 milhões de habitantes em 144 municípios. “Temos enormes desafios mas temos um plano de gestão focado em gestão por resultados para que possamos desenvolver e aprimorar cada vez mais o âmbito das políticas públicas paraenses.”, destacou. “Neste encontro, teremos a oportunidade de conhecer um pouco essas práticas de gestão e contribuir com o compartilhamento de experiência em diversos Estados”, concluiu.

O secretário paraense Alex Fiúza participou do Fórum com um tom crítico sobre os desafios que o Brasil precisa superar para crescer e se tornar, de fato, uma República. “Vivemos hoje a ditadura do formalismo”, avaliou.

O 91º Fórum Pará segue até amanhã (20/09), até às 12h30.

Assessoria de Imprensa Consad
Mariana Pereira / marianapereira@apcomunicacao.com.br / (61) 3223-0043 e (61) 8116-3520
Paula Fonseca / paulafonseca@apcomunicacao.com.br / (61) 3223-0043 e (61) 8131-8073

.