Belém recebe o 101º Fórum Consad

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) realiza nos próximos dias 1 e 2 de setembro, em Belém/PA, seu 101º Fórum. O encontro reunirá, durante dois dias, no hotel Atrium Quinta de Pedras, secretários de Estado da Administração de todo o País para discutir temas relacionados à gestão pública brasileira e a negociação da dívida dos estados junto à União.

A solenidade de abertura ocorre na quinta-feira (1/09), às 9h, e contará com a presença do governador do Estado do Pará, Simão Jatene, da secretária de Estado de Administração do Pará e presidente do Consad, Alice Viana, do secretário-adjunto de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Cassiano de Souza Alves, do secretário de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás, Joaquim Mesquita, e do secretário de Estado de Administração Estratégica de Roraima, Frederico Linhares.

“O Consad busca, por intermédio desses encontros, ampliar a discussão sobre a gestão e o uso eficiente dos recursos públicos. Em meio à crise, mais do que nunca, precisamos adotar novas medidas que permitam uma administração inovadora e empreendedora, com foco no atendimento de qualidade ao cidadão”, ressalta Alice Viana.

A programação conta com a palestra inicial “Planejamento Estratégico do Estado do Pará – Pará 2030”, que será ministrada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Adnan Demachki. Na sequência, o Tribunal de Contas da União (TCU) mostrará aos participantes os objetivos do desenvolvimento sustentável e o papel dos órgãos de controle e dos órgãos centrais de gestão.

A Rede de Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Rede Siconv) também está na pauta de discussão. Entre os demais assuntos a serem discutidos no primeiro dia do fórum, estão o Sistema Eletrônico de Informações (SEI); negociação da dívida dos estados junto à União; e gestão estratégia de compras: experiências na América Latina e Europa.

Já no segundo dia do fórum (02/09), o diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público do Ministério da Previdência Social, Narlon Gutierre, apresentará as perspectivas da reforma previdenciária e o desafio da sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O evento conta com o apoio do Governo do Pará.

101º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração
Data: 1 e 2 de setembro de 2016
Local: hotel Atrium Quinta de Pedras

Assessoria de Imprensa do Consad
Ana Carla Sodré – (61) 99131-8680 / anacarla@apcomunicacao.com.br
Mariana Pereira – (61) 98116-3520 / marianapereira@apcomunicacao.com.br